sexta-feira, 30 de julho de 2010

2ª VIAGEM NATAL - CAICÓ FESTA DE SANTANA - 2010

Caro Armando bom dia.


A II Viagem Ciclística de Sant´Ana- 2010 contou com a participação de 53 Ciclistas. A concentração para saída aconteceu no Posto Emaús na BR 101 em Parnamirim as 04:00h. Bem antes desse horário já se encontravam alguns colegas no local combinado. A saída foi precisamente as 04:15h. Todos estavam muitos ansiosos para a saída e a vontade de pedalar até a cidade de Caicó

O café ficou combinado para ser em Bom Jesus, o Sr. Clécio tinha oferecido esse café aos participantes da viagem. Para surpresa nossa, fomos recebido com muita agua de coco e uma bela mesa com variadas espécias de frutas, queijos, sucos, sanduíches, bolos e tudo que podemos imaginar de uma mesa farta. Após tomar café seguimos para Tangará .

As 11:00hs todos já se encontravam em Santa Cruz tomando agua de coco e trabalhando a mente para a subida da Serra do Doutor. A subida foi um pouco sofrida pois o sol já estava alto e isso prejudicou nosso rendimento. No restaurante da Serra alguns colegas almoçaram e outros foram seguindo viagem rumo a Currais Novos, onde mais uma vez todos se reuniram e tomamos água e lanchamos. Nossa viagem continuou em direção a Acari. Não tinha como esconder no rosto a expressão de cansaço, mas só 31 Km nos separava da Pousada Gargalheiras, onde pernoitaríamos.

16:00hs começou a chegar os grupos em Acari, uns mais cedo outros mais tarde, mais enfim, todos conseguiram. A vontade agora era só chegar na pousada Gargalheiras, tomar banho, jantar e fazer comentários pertinente ao trajeto realizado e o que ainda tinha por vim. Quando chegamos na pousada já se encontrava o grupo que saiu na sexta feira e tinha dormido a primeira noite em Santa Cruz.

A dormida foi ótima e logo que amanheceu o dia tomamos café, já que tínhamos que seguir nossa viagem. Descemos rumo a praça da Matriz onde o ônibus que ia trazer os ciclistas de volta já estava para nos acompanhar até a cidade de Caicó. Seguimos nossa viagem até Jardim do Seridó, onde teve mais uma parada para o coco e depois só no Itans, para concentração de todos os grupos. Chegamos no local da última concentração as 11:00hs, tomamos mais líquidos e ficamos aguardando a chegada dos carros de apoio da Polícia de transito, que ia nos guiar com suas serenes ligadas até a igreja Matriz de Sant´ana. Durante o trajeto até o centro da cidade, as pessoas agitavam bandeiras e soltavam fogos quando da passagem dos ciclistas, e digo com sinceridade que muitos deixaram cair lágrimas. Chegamos na Matriz de Sant´Ana e fomos recebidos pelo Padre Edson e outros integrantes da Igreja, que nos deu as benção e ficou muito feliz com o números de participantes. Depois fomos participar do leilão da bicicleta oferecida pelo grupo. O leilão começou e foram dados lances, mais no final a bicicleta foi arrematada pelos ciclistas no valor de R$ 1.500,00, que fizeram a doação para a paroquia de Sant´Ana.

Missão cumprida, fomos encaminhado para o banho no Complexo da Ilha de Sant´Ana e depois para nossa confraternização com um almoço a céu aberto. Retornamos a Natal as 16:00 e a chegamos as 19:30hs.

Durante o percurso de volta todos estavam cansados e não era pra menos, mais foi unanime a confirmação em querer participar da próxima viagem de Sant´Ana – 2011, se Deus quiser.


Forte abraço.

João Augusto.












JORNAL DO CICLISMO

Irmãos Schleck em clima de despedida

Luxemburguês confirmaram nesta sexta-feira a saída da Saxo Bank na próxima temporada

Frank e Andy: hora do adeus Por Tadeu Matsunaga

Os irmãos luxemburgueses Andy e Frank Schleck anunciaram em seu site a decisão de deixar a equipe Saxo Bank no fim da temporada, com o desejo de formar e integrar uma equipe luxemburguesa em 2011.
A equipe, dirigida pelo dinamarquês Bjarne Riis, perde dois dos seus principais atletas. Andy disse que será grato a vida inteira pelos conselhos de Riis e espera que a amizade continue.
“Foram cinco fantásticos para mim e oito para Frank, aprendi muito durante esse tempo. Vou seguir com um grande carinho e amizade por Bjarne, mas estamos encerrando nosso ciclo na equipe.”
Com isso, acabam-se as chances de Contador e os irmãos Schleck integrarem o mesmo time; o espanhol está praticamente fechado com a Saxo Bank.
“Todas as dúvidas e noticias sobre nós e Contador na mesma equipe acabaram. Não iremos continuar, está decidido”, cravou Andy.
“Não podemos dizer que já temos algo concreto, mas a possibilidades reais que seja um time de Luxemburgo e Bjarne sabe disso”, finalizou.





Menchov visa Vuelta a España

Russo não competirá em San Sebastian

Por Tadeu Matsunaga

Após conquistar a terceira posição no Tour de France 2010, Denis Menchov (Rabobank) está com sua família na Rússia, onde descansa e aguarda a Vuelta a España 2010. Com isso, o russo não participa da Clássica de San Sebastian.
Três ciclistas que estiveram no Tour com a Rabobank estarão competindo na Espanha: Robert Gesink, Juanma Garate e Grischa Niermann.
Menchov retorna a Pamplona após o final de semana e retoma sua rotina de treinamentos visando a Vuelta a España, onde deverá ser um dos protagonistas na luta pelo título. O russo venceu a competição em 2005 e 2007.
Além disso, o ciclista é um dos principais nomes que movimenta o mercado do ciclismo, já que poderá deixar o time holandês ao término da temporada. Katusha, Astana e Vacansoleil são os principais interessados na contratação do russo.





Astana acerta com Kiserlovski

Croata foi décimo colocado no Giro d´Italia deste ano pela Liquigas

Por Tadeu Matsunaga

O jovem Robert Kiserlovski, de 24 anos, despertou o interesse de várias equipes após obter um bom desempenho no último Giro d´Italia, onde obteve a décima colocação na classificação geral.
O ciclista croata anunciou que deixa a equipe Liquigás no final desta temporada. Seu destino será a Astana com quem assinou contrato por dois anos.
“Assinei por duas temporadas e vou ter o tempo necessário para me adaptar. Na primeira temporada vou trabalhar para o líder, e no decorrer do trabalho veremos o que acontece", afirmou.
Com o anúncio da saída do tricampeão do Tour de France Alberto Contador, o time cazaque busca reforços para o próximo ano. Além de Kiserlovski, outro que pode reforçar a equipe em 2011 é Denis Menchov.
O russo, terceiro colocado no Tour desse ano, não acertou a renovação com a Rabobank e pode deixar a equipe holandesa. Além da Astana, Katusha e Vacansoleil são outros interessados no bicampeão da Vuelta a España (2005 e 2007) e campeão do Giro 2009.




Carlinhos Monteiro admite problemas financeiros, mas saída de ciclistas teriam outras motivações

Por Leandro Bittar, de Três Rios

O diretor da equipe Scott/Marcondes César/São José dos Campos Carlinhos Monteiro acompanhou a equipe na etapa desta quinta-feira do Tour do Rio, após acompanhar outros ciclistas nos Jogos Regionais.
Monteiro conversou com a VO2 sobre a crise financeira da equipe e a saída do ciclista Tiego Gasparotto.
"Eu estou ficando cansado desta história. Algumas pessoas estão agindo como se a equipe estivesse acabando. Não está. Já temos um planejamento para o próximo ano. Teremos reformulações e tenho a confiança e o apoio da maior parte do grupo", comenta Monteiro.
O treinador admite os problemas financeiros da equipe, mas avisa que o problema será resolvido em breve. E que para isso tem o apoio da UCI. "Eles me mandaram uma carta informando que apenas duas equipes - Liquigas e Saxo Bank - estão plenamente de acordo com as regras. Problemas financeiros assolam o mundo inteiro. Eles me pediram para lidar com a situação sem baixar a cabeça. Com coragem".
Monteiro diz que não tem detalhes sobre a saída do acerto de Tiego Gasparotto com a rival Funvic/Sundown/Pinda e afirma que ele é o único atleta a deixar o time, por enquanto. Que ainda acredita em uma reaproximação com Luciano Pagliarini. O treinador, porém, diz que ele não fazia mais questão de contar com o atleta campeão brasileiro sub-23.
"Estou ouvindo muito, mas já tenho o suporte dos meus patrocinadores para falar também. Não vou ouvir mais isso calado. Tenho provas que provam que a história é diferente e estou pronto para colocar isso na mesa", afirma o treinador.

VAMOS SALVAR AS NOSSAS FLORESTAS!

Força para o Código Florestal


Caros amigos,

É chocante, a Comissão Especial da Câmara, tomada por deputados ruralistas, conseguiu enfraquecer o nosso Código Florestal. Porém a lei ainda não foi para votação então ainda podemos salvar nossas florestas.

A campanha pelo Código já chamou atenção em Brasília, houveram algumas revisões no texto e conseguimos entregar a nossa petição para deputados e líderes partidários depois que as nossas 40.000 mensagens foram bloqueadas pela Câmara. Porém vamos precisar de apoio para dar fôlego à campanha e para encarar o poderoso agronegócio.

Nós podemos focar em deputados indecisos, lançar um apelo midiático, organizar ligações em massa e manifestações, estando presente com mobilizações em massa a cada momento decisivo. Nós já somos mais de 650.000 pessoas da comunidade da Avaaz no Brasil, se cada um contribuir R$ 5 as nossas vozes serão ouvidas, como fizemos com a Ficha Limpa. Clique abaixo para contribuir:

https://secure.avaaz.org/po/codigo_em_perigo/?vl

Nós sabemos que as nossas campanhas funcionam. Algumas semanas atrás entregamos a maior petição pelas baleias a história, diretamente para os delegados da Comissão Baleeira Internacional. A nossa campanha se tornou a principal notícia do BBC World News e ao final, apesar do forte lobby das nações a favor da caça comercial de baleias, a proibição da caça foi mantida.

Aqui no Brasil nós sabemos que a nossa comunidade é uma nova e poderosa força democrática – apesar de quase 25% dos deputados responderem a processos na justiça, nos disseram que a Ficha Limpa nunca iria passar, mas depois de construirmos a maior campanha online na história do Brasil, nós vencemos!

Especialistas dizem que se a proposta ruralista passar, esta será a maior perda ambiental em décadas, permitindo a destruição de 80 milhões de hectares de florestas nativas e dando anistia para todos os crimes ambientais desde 2008. O Código Florestal garante não só a preservação das florestas e as populações que dependem dela, mas também previne as mudanças climáticas.

O poder do modelo da Avaaz é usar a tecnologia para que uma pequena equipe possa gerar o engajamento coletivo de milhões de pessoas. A campanha da Ficha Limpa foi possível com apenas alguns membros da equipe da Avaaz, servindo toda a comunidade no Brasil. Clique abaixo para doar uma pequena quantia para turbinar a nossa campanha, desafiando os ruralistas e defendendo o Código Florestal:

https://secure.avaaz.org/po/codigo_em_perigo/?vl

A nossa comunidade no Brasil contribuiu para desafiar as convenções e trazer uma nova política, transparente e responsável. Vamos agir juntos novamente e construir este movimento para garantir que as políticas e leis reflitam os interesses de todos nós brasileiros e não somente uma minoria poderosa. Juntos nós podemos construir o Brasil que queremos!

Com esperança,
Graziela, Ricken, Alice, Luis, Iain, Pascal, Benjamin e toda a equipe Avaaz

Fontes:

Mudança no Código Florestal pode resultar no desmatamento de 80 milhões de hectares:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/21/brasil,i=198600/MUDANCA+NO+CODIGO+FLORESTAL+PODE+RESULTAR+NO+DESMATAMENTO+DE+80+MILHOES+DE+HECTARES.shtml

Novo código florestal pode agravar ameaça à Amazônia:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/07/26/novo-codigo-florestal-pode-agravar-ameaca-amazonia-917240888.asp

CARTAZ DA PROVA GOVERNADOR DE 2010

9ª LEONIR NUNES DE CARVALHO

Ciclista brasileiro brilha na Itália e vira esperança de pódio no Pan de 2011


Em Padova há três anos, Rafael Andriato é um dos favoritos à conquista do título do Tour do Rio
Por Mariana Kneipp

Aos 10 anos de idade, Rafael Andriato ganhou um presente de seu pai. Uma bicicleta “nada top”, como descreveu, somente de ferro, sem nenhuma marcha. Naquele momento, ele não sabia, mas nascia ali sua paixão pelo ciclismo. Treze temporadas depois, o atleta de São Paulo é um dos principais representantes da equipe italiana de Trevigiani e chega para o Tour do Rio como um dos favoritos ao título.

- Meu pai sempre foi ciclista. Comecei bem cedo, mas não era nada sério. Na minha primeira corrida, aos 12 anos, tirei segundo lugar contra meninos de dois a quatro anos mais velhos que eu. Aí, já me empolguei. Naquele mesmo ano, também fui campeão paranaense júnior. O que era divertimento até então, virou coisa séria e a minha maior paixão – contou o ciclista.

Rafael Andriato é um dos favoritos à conquista do título do Tour do Rio.
Campeão brasileiro juvenil aos 15 anos, Andriato ainda passou por Maringá e Santos antes de chegar a Padova. Foi em 2007 que o jovem atleta recebeu o convite do ídolo Luciano Pagliarini para embarcar para a Europa e fazer parte de seu projeto de revelações do ciclismo.

- Ele foi um irmão mais velho para mim. Quando cheguei na Itália, não falava a língua, não conhecia a cultura e morria de frio. Logo no quinto dia, tive de treinar com menos dois graus de temperatura. Pensei em desistir. Mas persisti e tive apoio total do Luciano, que morava a poucos metros da casa de base da nossa equipe – disse Andriato.

O que era divertimento até então, virou coisa séria e a minha maior paixão"Rafael AndriatoNa Trevigiani, o ciclista ainda busca o sonho de se tornar profissional, já que ainda está na categoria de base do esporte, que tem atletas de 19 a 26 anos. Para isso, ele já somou três vitórias em provas de 2008 e mais duas no ano seguinte. Nesta temporada, conquistou apenas um título, mas avalia sua evolução na equipe como bastante positiva e não pensa em voltar ao Brasil.

- Já estou me sentindo quase um italiano. Gosto de tudo daqui, estou totalmente adaptado. Viver de esporte no Brasil é muito complicado. Não tem uma estrutura tão boa, os salários ainda são baixos. Um campeão olímpico chega a ganhar até um milhão de euros por ano (R$ 2,3 milhões) e um profissional de alto nível uns 100 mil euros (R$ 230 mil), o que já seria ótimo. Eu não chegaria a isso aqui – concluiu.

Ciclista sonha com medalha no Pan.
Há três anos na Itália, Andriato já até conseguiu acabar com as brincadeiras de implicância dos companheiros de equipe. O ciclista conta que quando chegou teve de explicar o motivo de ter escolhido a bicicleta e não a bola como esporte.

- Eles brincavam que só existia futebol e carnaval no Brasil. Tinha sempre que explicar que eu gostava de futebol, mas não sabia jogar. Meu talento é só no ciclismo mesmo (risos) – disse o atleta.

Já de olho nas Olimpíadas de Londres, Andriato não quer esperar dois anos para conseguir um bom resultado internacional. O ciclista avisa que seu objetivo mais próximo está no Pan de Guadalajara-2011.

- Acho que tenho grandes chances de conquistar uma medalha no Pan. No último, fui 15° colocado, mas era muito jovem ainda. Agora, estou muito melhor. O caminho foi difícil, mas não me arrependo de nada. Faria tudo de novo para chegar onde estou. Meu sonho é sempre representar bem meu país e sei que ainda posso ir muito longe.