sábado, 17 de julho de 2010

Tour de France: Vinokourov vence em Revel

Cazaque lançou um ataque fulminante e superou os sprinters Cavendish e Petacchi

Por Tadeu Matsunaga

Alexander Vinokourov (Astana) venceu a 13ª etapa do Tour de France 2010, com encerramento em Revel. O cazaque lançou um ataque na subida final do Côte Saint-Ferréol quando restavam 7,5 km para a meta e aproveitou-se da disputa pelo sprint final no pelotão, chegando 13 segundos à frente de Mark Cavendish (Columbia) e Alessandro Petacchi (Lampre).

Depois da etapa dura de ontem, com quatro subidas, muitos ciclistas esperavam poupar as pernas durante a etapa. Por conta disso, uma fuga tentou a sorte desde o princípio; Sylvain Chavanel (Quick Step) atacou com cinco quilômetros, e foi acompanhado por Juan Antonio Flecha (Sky) e Pierrick Fedrigo (BBOX Bouygues Telecom). Aproveitando a lentidão do grupo principal, os três escapados conseguiram abrir 6 minutos de vantagem.

Liderados, em grande parte da etapa, pelas equipes Columbia e Lampre, o pelotão principal tornou-se mais agressivo com 50 km para a meta. Chavanel buscava seu terceiro triunfo no Tour 2010, mas a aceleração do grupo parecia dificultar as coisas para o francês.

Com 10 km para o encerramento da etapa, os três escapados foram neutralizados e frustraram as chances de Sylvain Chavanel. Enquanto isso, Lance Armstrong (RadioShack) tinha mais um dia apagado e sem brilho, e sobrava três minutos atrás do pelotão.

Na última ascensão do dia, o Côte Saint-Ferréol, o ex-campeão mundial Alessandro Ballan (BMC) saltou à frente, levando consigo Damiano Cunego (Lampre), Carlos Barredo (Quick Step) e Nicolas Roche (AG2R), mas ambos não conseguiram sucesso na roda do italiano.

Foi então que Vinokourov surpreendeu a todos. O cazaque lançou um forte ataque e deixou Ballan para trás. Thomas Voeckler (Bbox) tentou a perseguição, no entanto, sem sucesso. Vino abriu 15 segundos em relação aos adversários; vencendo a prova. Mark Cavendish e Alessandro Petacchi foram segundo e terceiro, respectivamente.

Com o resultado, Petacchi voltou a recuperar a camisa verde. Thor Hushovd (Cervélo) lançou o sprint com muita antecedência e não teve pernas – foi o 8º colocado. Na luta pela camisa amarela, Andy Schleck manteve 31 segundos de vantagem para Alberto Contador.



Classificação Etapa



1 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 4:26:26

2 Mark Cavendish (GBr) Team HTC - Columbia 0:00:13

3 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini

4 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Professional Cycling Team

5 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d'Epargne

6 Julian Dean (NZl) Garmin - Transitions

7 Anthony Geslin (Fra) Française des Jeux

8 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team

9 Grega Bole (Slo) Lampre-Farnese Vini

10 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale



Classificação Geral



1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 63:08:40

2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:31

3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:02:45

4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:58

5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31

6 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:04:06

7 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:27

8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:04:58

9 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d'Epargne 0:05:02

10 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo 0:05:16

NOTÍCIAS DO CICLISMO

"Não pude segui-lo"

Andy Schleck diz que Mende está na sua lista negra e que não poderia competir com Contador hoje
Por Leandro Bittar

Não foi uma tragédia total para Andy Schleck. Afinal, ele continua líder da competição e ainda possui 31s de vantagem para Alberto Contador. Mas o ataque do espanhol hoje em Mende despertou o sinal de alerta no luxemburguês e na equipe SaxoBank.
Até então, apenas o jovem de 23 anos tomara a iniciativa neste Tour. Mesmo sem a vitória da etapa nem a liderança, Contador deu um golpe de autoridade na etapa.
Andy Schleck comentou após a etapa que já imaginava perder alguns segundos para Contador na subida de hoje. Segundo o ciclista, está subida está em sua “lista negra”.
Ele disse também que perder a camisa amarela hoje não seria um problema. Seu interesse é vesti-la em Paris e isso o que decidirá serão os Pirineus.
“E muito curta e não dá tempo de achar um ritmo. No começo da escalada eu tentei jogar um pouco com Contador, mas ele se posicionou na minha roda. Depois, atacou em um bom momento e não pude segui-lo. Segui com calma, sabia que era a parte mais dura e preferi manter meu ritmo para acelerar no final”.
Segundo o ciclista não poderia ter sido diferente a disputa na etapa. “No fim, ele só ganhou 10s, a mesma vantagem que obti em Morzine-Avoriaz”.





Tour do Rio 2010

Enquanto aguarda resposta de Lance Armstrong, evento adianta equipes estrangeiras confirmadas
Por Leandro Bittar

O Tour do Rio começa no próximo dia 28 de julho e aguarda uma resposta oficial de Lance Armstrong para coroar o ambicioso projeto, que inclui uma competição internacional, válido pelo ranking UCI América Tour, nível 2.2, mas que também contempla uma série de ações sociais nas quais a bicicleta é a peça central.
Durante cinco dias, a prova percorrerá 783 km por 11 cidades do estado fluminense, com largada e chegada na capital Rio de Janeiro. Dezesseis equipes já estão confirmadas e a organização estima envolver 1500 pessoas diretamente no projeto (350 na caravana), já que além da corrida, haverá clínicas e passeios ciclísticos nas cidades envolvidas.
Entre os times convidados estarão os dez melhores do ranking nacional e seis times estrangeiros. Destaque para o time italiano U.C. Trevigiani, do velocista brasileiro Rafael Andriato e para o time português, que conta com o brasileiro Roger Ferraro, filho de Renan Ferraro, primeiro brasileiro a competir o Tour de France. Ferraro faz uma boa temporada no ciclismo português, com resultados consistentes na Europa.
Quem quiser ter mais informações sobre o evento, pode acessar o site oficial aqui o site oficial .
A VO2 e o Prólogo vão acompanhar in loco a mais nova competição internacional do calendário brasileiro.

Neste domingo, dia 18/7, acontecerá também um evento de aquecimento para a competição, que escalará a Serra de Itaipava. O evento , porém, já está com as inscrições encerradas.

Confira a lista dos 6 times estrangeiros no Tour do Rio

U. C. Trevigianni (Itália)

Rafael Andriato

Matteo Pelucchi

Massimo Coledan

Andrea dal Col

Eugert Zhupa

Tomas Alberio



Team Type 1 (EUA)

Shawn Milne

Christopher Jones

Fabio Calabria

Charles Eldridge

Aldo Ilesic

Kenneth Hanson



Equipe Portugal

Vitor Carvalho

Nelson Sousa

Bruno Borges

Michael Isidoro

Andre Mourato

Roger Ferraro



Equipe Espanha

Pedro Luis Milán Jiménez

Carles Torrent Tarres

Sergio Casanova Villalonga

Jose Antonio León Gutierrez

Rubén Menéndez Velasco



JMR Chimbote (Peru)

Patricio Almonacid

Erick Mendoza.

Eric Moy.

Jhon Cunto.

Yimmy Fernandez

José Portocarrero



Start Cycling Team (Argentina)

Emmanuel Guevara

Jose Medina

Agustin Fraysse

Maximiliano Badde

Manuel Miranda





Máquinas contrarrelógio

Scott e Specialized apresentam seus novos modelos de CRI e triathlon para 2011
Por Leandro Bittar

Duas importantes fabricantes de bicicletas anunciaram recentemente seus novos modelos de contrarrelógio. A Scott Plasma 3 e a Specialized Shiv são apostas das marcas para o mercado em 2011. Antes direcionada apenas aos atletas, as duas belas máquinas estarão disponíveis ao consumidor na próxima temporada.
A Specialized Shiv é o modelo utilizado pelo campeão mundial e olímpico Fabian Cancellara (Saxo Bank). Desenvolvido para esta temporada, a bicicleta foi proibida pela UCI em função da sua frente alongada. Por isso, na apresentação da marca em Keystone, no Colorado, ela foi direcionada também para o segmento de triathlon, no qual ela é permitida.*
Já o modelo Plasma 3 dá continuidade a série de sucesso da Scott e serve a equipe Columbia, do tricampeão italiano de contrarrelógio Marco Pinotti. Apesar do visual agressivo, a marca afirma que a bicicleta tem o aval para competições da UCI e da ITU (entidade que comanda o triathlon).

* Leia mais detalhes sobre a Shiv e os lançamentos da Specialized na edição de agosto da Revista VO2.





Bulgarelli sobe ao pódio na Itália

Brasileiro foi o 3º colocado no Granfondo Prato-Abetone
Por Tadeu Matsunaga

O ciclista Otávio Bulgarelli (MG.K Vis Norda Pacific Whistle) conquistou o terceiro lugar no Granfondo Prato-Abetone, realizando entre as cidades de Prato e Abetone, na região da Toscana.
A competição teve um total de 151 km de extensão, e foi o mesmo percurso da 9ª etapa do Giro Baby, na ocasião o italiano Francesco Casagrande sagrou-se o vencedor. A prova passou pelo célebre Passo San Pelegrino in Alpe, com trechos de 22% de inclinação.
“Como eu previa, a prova foi muito dura e seletiva, mas consegui um ótimo resultado e mais um pódio aqui na Itália. Estou cada vez mais na forma física ideal e em busca de uma vitória. Tivemos até que trocar a relação da bicicleta para subir o San Pellgrino in Alpe. Foi lá que a prova foi decidida”, contou Bulgarelli.
Neste domingo, dia 18, Bulgarelli disputa o Giro Del Casentino, com 170 km, e na sequência participa de mais duas competições na Toscando; uma delas o GP Capodarco.
“Estou mais motivado e confiante, pois agora nos meus treinos quase não sinto mais dores no joelho. Ainda sinto poucas dores, mas bem pouco e isso me deixa muito mais contente”, finalizou.

TOUR DE FRANCE - 13ª PROVA


Aonde assistir:
TV ESPN Brasil 10:30h
TV5 Francesa
Internete: ESPN.com.br/tourdefrance


PASSEANDO PELA EUROPA - 4º DIA

Assunto: Quarto dia na França


Meus amigos no Brasil saudações!!!

Hoje quarto dia na França nossa programação não foi emcima de uma bike porém fizemos uma visita ao centro da organização do Tour de France nos Pirineus e retiramos nossos Kits.

Junto com a organização da corrida tivemos a oportunidade de conhecer de perto os estandes de todos os patrocinadores das equipes e também de lojistas, pegamos em uma das bikes do Lance Armstrong, usamos simuladores, conhecemos novidades para alimentação de atletas e equipamentos de ultima geração que estão em uso no Tour 2010. Foram muitos brindes, muitas compras, fizemos um intercâmbio maravilhoso com ciclistas de todo o mundo e tivemos ainda a oportunidade de tirar muitas fotos no monumento aos Pirineus onde são rendidas homengens aos heróis que desbravaram estas montanhas a bordo de suas bikes.

Amanhã dia começa cedo para nós com nossa mudança para o hotel localizado no alto do Col du Tourmalet onde exatamente termina a nossa prova no domingo. Depois de nos acomodar iremos conhecer o Santuário de Lurdes que fica bem próximo a Pau onde será dada a largada da corrida.

Até breve e abraços a todos.

Evandro de Oliveira