domingo, 11 de julho de 2010

TOUR DE FRANCE 2010 - ETAPA DOMINGO


Armstrong dá vexame, Contador falha, e 'moleque travesso' leva 8ª etapa do Tour
por ESPN.com.br

A oitava etapa do Tour de France foi a primeira com percurso de alta montanha, especialidade de nomes como Alberto Contador, atual campeão, e Lance Armstrong, detentor de sete títulos da competição. Nenhum deles fez valer o favoritismo, e a disputa de 189 km entre Station des Rousses e Morzine-Avoriaz neste domingo acabou nas mãos do novato luxemburguês Andy Schleck, da Saxo Bank, após 4h54min11s de prova.

Com 25 anos, Schleck é o que se pode chamar de "moleque travesso". Ele é o líder entre os novatos, categoria do Tour que contempla os ciclistas de até 25 anos - idade dele - e já entrou na disputa deste ano como um dos favoritos ao título, vice-campeão que foi em 2009.

Para levar a oitava etapa, ele precisou arrancar no final, deixar Contador, da Astana, para trás e brigar com o 'intruso' Samuel Sanchez, da Euskaltel Euskadi, até a faixa final. Assim, mantém a camisa branca - de melhor jovem - e é o segundo na classificação geral, a 20s do australiano Cadel Evans, da BMC, novo detentor da camisa amarela. Evans é o terceiro a ocupar a liderança - que já foi do suíço Fabian Cancellara e do francês Sylvain Chavanel.

A decepção do dia foi Armstrong. O norte-americano da Radioshack sofreu uma queda simples ainda no trecho plano da disputa e se complicou totalmente quando literalmente ficou na primeira subida de nível 1 da etapa. Chegou 11min45s depois dos vencedores e agora espera-se uma entrevista sua para esclarecer o que se passou.

Contador também não fez o que dele esperava-se, mas passou longe de dar vexame como Armstrong. Não teve pique para brigar com Schleck no fim, mas chegou no grupo da frente e já aparece como terceiro colocado no geral, a 1min01s do líde Evans, que tem um tempo geral de 37h57min09s.

A camisa verde, de melhor velocista, segue com o norueguês Thor Hushvod, da Cervelo, enquanto a branca com bolinhas vermelhas, de melhor montanhista, permanece com o francês Jérôme Pineau, da Quick Step. O Tour de France folga nesta segunda-feira e volta na terça, com a nona etapa entre Morzine-Avoriaz e Saint-Jean-de-Maurienne, em um percurso de 204,5 km. A ESPN mostra ao vivo a partir das 10h30.

Oitava etapa

1. Andy Schleck (LUX/Saxo Bank) 4h54min11s

2. Samuel Sánchez (ESP/Euskaltel-Euskadi) m.t.

3. Robert Gesink (HOL/Rabobank) a 10s

4. Roman Kreuziger (RTC/Liquigas-Doimo) m.t.

5. Alberto Contador (ESP/Astana) m.t.

6. Cadel Evans (AUS/BMC Racing) m.t.

7. Jürgen van den Broeck (BEL/Ômega Pharma-Lotto) m.t.

8. Levi Leipheimer (EUA/Radioshack) m.t.

9. Ivan Basso (ITA/Liquigas-Doimo) m.t.

10. Denis Menchov (RUS/Rabobank) m.t.



Geral

1. Cadel Evans (AUS/BMC Racing) 37h57min09s

2. Andy Schleck (LUX/Saxo Bank) a 20s

3. Alberto Contador (ESP/Astana) a 1min01s

4. Jürgen van den Broeck (BEL/Ômega Pharma-Lotto) a 1min03s

5. Denis Menchov (RUS/Rabobank) a 1min10s

6. Ryder Hesjedal (CAN/Garmin Transitions) a 1min11s

7. Roman Kreuziger (RTC/Liquigas-Doimo) a 1min45s

8. Levi Leipheimer (EUA/Team Radioshack) a 2min14s

9. Samuel Sánchez (ESP/Euskaltel-Euskadi) a 2min15s

10. Michael Rogers (AUS/HTC Columbia) a 2min31s







Lance Armstrong cai 3 vezes e admite 'fim' no Tour de France
por ESPN

O percurso deste domingo de 189 quilômetros, entre Station des Rousses e Avoriaz-Morzine, pela oitava etapa da Volta da França, a mais tradicional prova do ciclismo mundial, foi marcado pelo decepcionante desempenho do norte-americano Lance Armstrong, lenda do esporte e sete vezes campeão da competição francesa.

O famoso ciclista amargou nada menos do que três quedas durante a etapa deste domingo e, com isso, encerrou o dia quase 12 minutos atrás do líder, Andy Schleck, de Luxemburgo, que terminou o percurso em 4h54min11s e viu o espanhol Samuel Sánchez e o holandês Robert Gesink ficarem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Lance Armstrong deu adeus à disputa pelo título do Tour de France de 2010
A série de problemas foi decepcionante para Armstrong, que disputa pela última vez na carreira a Volta da França e admitiu que a sua chance de vitória "terminou" por causa do desempenho amargado neste domingo. "Tive um dia muito, muito ruim", lamentou o norte-americano. "Hoje não foi meu dia, preciso dizer. Fui completamente batido, mas tenho que me segurar aqui e aproveitar minhas últimas duas semanas", completou o ciclista em comunicado divulgado via twitter.

Por causa das seguidas quedas, Armstrong terminou a etapa deste domingo como 61.º colocado e ocupa agora apenas a 39.ª posição no geral.

Nesta segunda-feira, os ciclistas aproveitarão um dia de descanso antes da nona etapa, que será realizada na terça-feira, em um percurso de 204,5 quilômetros entre Morzine-Avoriaz e Saint-Jean-de-Maurienne.