domingo, 4 de julho de 2010

TOUR DE FRANCE 2010

Petacchi evita quedas e vence sprint em Bruxelas

Italiano venceu a primeira prova no Tour desde 2003; Cavendish, Farrar e Freire foram foram prejudicados pelas quedas

A primeira etapa do Tour de France, um percurso de 223.5 km entre Roterdã e Bruxelas, atingiu os temidos trechos de paralelepípedos e quedas maciças aconteceram na parte final da prova, provocando uma verdadeira confusão. O experiente Alessandro Petacchi conseguiu evitar os problemas e venceu no sprint final.
O sprinter da Lampre, que já havia evitado uma queda na Volta da Suíça, voltou a vencer no Tour de France, a última vitória havia sido em 2003. Petacchi superou Mark Renshaw (Columbia) e Thor Hushovd ( Cérvelo), e completou a prova com 05h09min38s.
Oscar Freire (Rabobank) enfrentou diversos percalços ao longo do trajeto, além dos problemas mecânicos, o espanhol acabou sofrendo uma queda nos últimos quilômetros da etapa, assim como o britânico e um dos favoritos para a vitória, Mark Cavendish, da Columbia. Tyler Farrar (Garmin) foi outro prejudicado pela conturbada etapa.
Fabian Cancellara foi outro que caiu na parte final da prova, no entanto, por já ter ultrapassado o pórtico do último quilômetro manteve-se no mesmo tempo que Alessandro Petacchi, e permaneceu com a camisa amarela.
Lars Boom (Rabobank), Alan Perez (Euskaltel) e Wynandts ( Quick Step) protagonizaram uma fuga do dia. Boom e Perez acabaram neutralizados a 20 km da meta. O belga ainda tentou permanecer escapado junto com Alexander Pliuschin (Katusha), que lançou um ataque do grupo principal, no entanto, foram neutralizados a 10 km da chegada.


Classificação Etapa

1 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini 5:09:38

2 Mark Renshaw (Aus) Team HTC - Columbia

3 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team

4 Robbie McEwen (Aus) Team Katusha

5 Matthieu Ladagnous (Fra) Française des Jeux

6 Daniel Oss (Ita) Liquigas-Doimo

7 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d'Epargne

8 Christian Knees (Ger) Team Milram

9 Ruben Perez Moreno (Spa) Euskaltel - Euskadi

10 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto


Classificação Geral

1 Fabian Cancellara (Swi) Team Saxo Bank 5:19:38

2 Tony Martin (Ger) Team HTC - Columbia 0:00:10

3 David Millar (GBr) Garmin - Transitions 0:00:20

4 Lance Armstrong (USA) Team Radioshack 0:00:22

5 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team 0:00:23

6 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:27

7 Tyler Farrar (USA) Garmin - Transitions 0:00:28

8 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack

9 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Professional Cycling Team 0:00:32

10 Linus Gerdemann (Ger) Team Milram 0:00:35





Armstrong começa com o pé direito o Tour

Norte-americano ficou à frente de Alberto Contador no CRI

Com um desempenho impressionante, Lance Armstrong (RadioShack) alcançou a quarta colocação no prólogo do Tour de France 2010.
O heptacampeão do Tour marcou o tempo de 10min22seg – 22 segundos atrás de Fabian Cancellara, mas conseguiu ficar à frente de todos seus rivais na luta pelo título. O espanhol Alberto Contador ficou em sexto lugar a 5 segundos de Armstrong, enquanto Andy Schleck marcou apenas a 122ª posição.
Questionado sobre sua performance, Armstrong disse: “Eu acho que ao longo da competição posso melhorar ainda mais. Tive a contratempos, obviamente, mas estou bastante satisfeito com o resultado.”
Lance Armstrong, que recentemente enfrentou sérias acusações de doping do ex-ciclista Floyd Landis, mostrou-se tranqüilo. O norte-americano é apontado como por muitos como usuário de substâncias proibidas desde 1999, quando venceu seu primeiro Tour.
"Foram dez anos, dez anos. Não é nada novo tudo isso. Alguma coisa? Fizemos exames nesta manhã", disse Armstrong. "Por anos, as histórias sensacionalistas - com base em alegações de pessoas de péssimo caráter - vieram à tona na véspera do Tour por razões de publicidade, é lamentável.”
Com 38 anos de idade, Armstrong acredita estar melhor fisicamente do que no último ano, quando retornou as competições e terminou em 3º lugar. Para ele, sua preparação - abdicando do Giro d´Italia e conquistando o vice-campeonato na Volta da Suíça- foi essencial para sua performance.
“Eu acho que estou um pouco à frente do que 2009, para ser honesto", disse Armstrong. "Há muitas diferenças em relação ao ano passado. Fiz o Giro, tive uma pausa de um mês, mas pelo menos este ano eu tive provas em junho. Fiz treinamentos e aprimorei meus tempos e a potência, estou feliz.”
Em relação ao futuro dentro do Tour de France, o norte-americano manteve a tranqüilidade. “São três semanas de prova. São muitas variáveis e um percurso durríssimo. Hoje tive um bom desempenho, mas não posso deixar de lembrar que alguns enfrentaram um percurso com chuva. Vamos aos poucos”, finalizou.



Contador satisfeito com desempenho em Roterdã

Espanhol marcou 10min27s e terminou na 6ª posição

Alberto Contador abriu sua participação no Tour de France com a 6ª colocação no prólogo de 8,9 km realizada na cidade de Roterdã, o que permitiu ao espanhol abrir alguns segundos sobre a maior parte dos concorrentes ao título da competição.
O líder da Astana ficou satisfeito com a participação. “Estou muito feliz com o resultado, estou bem”, resumiu o bicampeão do Tour.
Após analisar os resultados nesta abertura, Contador comemorou o fato de estar à frente dos seus principais rivais na luta pela camisa amarela, mas ressaltou que poderia ter tido um desempenho um pouco melhor. “Alguns acabaram tomando muito tempo”, citou, lembrando-se dos demais adversários.
“Prefiro perder alguns poucos segundos hoje. Não poderia colocar tudo a perder, o percurso estava molhado por conta da garoa, então fui cuidadoso e evitei qualquer risco de queda.”
Por fim, Contador falou sobre a diferença entre ele e Lance Armstrong; o espanhol marcou 10min27s enquanto o norte-americano cravou 10min22s, ficando na quarta posição. “ Estes resultados não significam muito para o restante da prova. As diferenças são mínimas”, finalizou.

Fonte: Prólogo