terça-feira, 8 de junho de 2010

Dalphine Liberi 2010 - 2ª etapa

NOTÍCIAS DO CICLISMO



Recém-chegado, Arriagada é campeão no PR

Ciclista venceu duas etapas e faturou o título da competição; trabalho de Pindamonhangaba foi fundamental
Marco Arriagada (Funvic/ Sundown/ Pindamonhangaba) conquistou o título da 7ª edição da Volta Ciclística do Paraná, disputada entre os dias 2 e 6 de junho. O chileno, de 34 anos, ficou 15 segundos à frente do seu companheiro de equipe, o argentino Edgardo Simon; e 18 à frente de Alan Maniezzo, de Assis, terceiro colocado.
Arriagada teve um grande desempenho na competição, vencendo duas etapas; a primeira com encerramento na cidade de Bela Vista do Paraíso; e a terceira em Ibiporã.
“Para mim é uma vitória muito importante; a primeira pela equipe de Pindamonhangaba. Foi uma prova muito dura, e considero um resultado importante para o meu país”, disse após o término da 5ª e última etapa em Rolândia.
“Agradeço toda minha equipe; os companheiros foram fantásticos e me ajudaram muito ao longo da competição. Todos trabalharam de forma perfeita. Agradeço a Funvic/ Sundown/ Pindamonhangaba pela oportunidade de competir no Brasil e ganhar a Volta do Paraná.”
O chileno enfrentou dificuldades ao longo da prova; sofrendo uma queda na 3ª etapa e problemas mecãnicos na 4ª etapa, no entanto, a equipe comandada por Benedito Tadeu, o Kid, trabalhou duro e recolocou Arriagada na liderança da Volta.
"Os companheiros fizeram muito por mim; certamente sem eles eu não estaria no primeiro lugar", ressaltou o camisa amarela.
O ciclista possui mais de 35 vitórias no currículo, além de diversos títulos. As principais conquistas são dois campeonatos chileno de contrarrelógio em 2006 e 2010, e o bicampeonato da Volta do Chile (2003 e 2004). Arriagada também competiu no continente europeu; em 2003 na Rússia e 2004 na Bélgica.





Freire se retira das competições em 2011

Irmão e agente do ciclista, Antonio Freire confirmou a informação nesta terça-feira

Depois de renovar por um ano com a equipe Rabobank, Oscar Freire deverá encerrar sua carreira no final de 2011, informou seu irmão e gerente Antonio Freire.
"Oscar vai se aposentar em 2011. Ele parece cansado da rotina, treinamento, viagens, muitos dias longe da família. Este ano era para ser o último, mas venceu a Milão-São Remo e decidiu continuar mais um ano, "disse.
“Ele terá 2011 como um complemento. A equipe insistiu que renovar por dois anos, mas o problema é o desgaste mental que se sofre nas temporadas, além do físico que consome muito o atleta”

Haedo vence etapa na Dauphiné Libere - Argentino conquistou seu quarto triunfo na tempora; Contador segue lider


Juan Jose Haedo (Saxo Bank) venceu no sprint final a 2ª etapa da Dauphiné-Liberé. O argentino, de 29 anos, superou os ciclisyas Martin Reimer (Cervelo TestTeam) e Grega Bole (Lampre-Farnese Vini), vencedor da primeira etapa.
Foi o quarto triunfo de Haedo na temporada. “Foi um grande sprint no final, mas graças a minha equipe - que me preparou perfeitamente e dedico isso a eles. Havia muita pressão, mas deu tudo certo. Foi um prazer”, comemorou.
A etapa foi marcada por uma fuga de cinco atletas. Bram Tankink (Rabobank), Guillaume Bonnafond (AG2R-La Mondiale), Stéphane Augé (Cofidis), Inaki Isasi (Euskaltel) e Anthony Delaplace (Saur-Sojasun).
O espanhol Alberto Contador (Astana) segue na liderança da competição, seguido por Tejay Van Garderen (Columbia-HTC) e Janez Brajkovic (Team RadioShack).

Classificação Etapa

1 Juan José Haedo (Arg) Team Saxo Bank 4:24:10

2 Martin Reimer (Ger) Cervelo Test Team

3 Grega Bole (Slo) Lampre-Farnese Vini

4 Sébastien Chavanel (Fra) Française Des Jeux

5 Roger Kluge (Ger) Team Milram

6 Andreas Stauff (Ger) Quick Step

7 Jeremie Galland (Fra) Saur - Sojasun

8 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne

9 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team

10 Michel Kreder (Ned) Garmin - Transitions



Classificação Geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 9:20:08

2 Tejay Van Garderen (USA) Team HTC - Columbia 0:00:02

3 Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack 0:00:05

4 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team 0:00:10

5 Dario Cataldo (Ita) Quick Step 0:00:12

6 Rémi Pauriol (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne

7 Jérôme Coppel (Fra) Saur - Sojasun 0:00:14

8 Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale

9 Gorka Verdugo Marcotegui (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:00:15

10 David Millar (GBr) Garmin - Transitions

Melhorando o sprint final - Dicas do treinador (por Ricardo Alcici)


Vimos na matéria anterior os tipos de sprints. http://eletricagutierrezequipeciclismo.blogspot.com/2010/05/definindo-o-sprint.html Vamos agora abordar alguns pontos sobre o treinamento para aprimorar o sprint final em corridas de resistência.

Primeiramente devemos ter consciência que um grande velocista deve ter características de velocista, digo geneticamente. Mas treinamento coreto e individual irá estimular a melhora do sprint em qualquer atleta.
O atleta que quer chegar no final de uma corrida de rua e conseguir ainda grande explosão na chegada precisa ter algumas características bem treinadas. Primeiro boa resistência para que ele chegue o menos desgastado possível ao final da prova. E para conseguir um bom sprint ele deve ter força, explosão e velocidade.
Força de explosão é capacidades que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contração possível (Harre,1976). Força de resistência é a capacidade de resistir a fadiga do organismo em caso de performance de força de longa duração. (Harre, 1976)
O treinamento dessas capacidades é complexo e exige planejamento para que seja bem explorado. A força máxima é trabalhada na sala de musculação, a explosão na musculação e na bicicleta com treinos específicos, e a velocidade na bicicleta. Cada capacidade dessas tem enorme importância para o aprimoramento do sprint bem como a conciliação com o treino de resistência. O planejamento correto e individual é o melhor caminho para fazer com que esse trabalho tenha resultados significativos.

Ricardo Alcici Matos - ricardo@vidaativa.comTreinador EsportivoProfissional de Educação Física Especialização em Treinamento Desportivo Ciclista Profissional
Prime Team Escola JohnnyGPostado por Elétrica Gutierrez