quarta-feira, 4 de agosto de 2010

NOTÍCIAS DO CICLISMO


Contador é da Saxobank-Sungard
Contador quer vencer as três grandes no mesmo ano e quero fazer parte disso", afirma Riis

Por Leandro Bittar

O que já era dado como certo se confirmou no início desta terça-feira. Alberto Contador irá correr os próximos dois anos com a equipe SaxoBank, de Bjarne Riis, que em 2011 chamará Saxo Bank - Sungard.
A contratação do atleta foi confirmada oficialmente pela equipe logo após o ciclista ter noticiado através do twitter.
Surpreendente foi a continuidade da Saxo Bank como patrocinador principal do time. A Specialized continua como fornecedora de bicicletas e equipamentos e, sem dúvida, foi uma das grandes influências para o acerto entre o espanhol e a equipe.
"Teremos um time sólido, forte e leal em torno de Contador para ajudá-lo em todos os terrenos. Uma parceria que, certamente, renderá frutos".
Riis confirmou que o mais lhe impressionou nas primeiras negociações com Contador é o sonho do espanhol em conquistar as três grandes no mesmo ano. "Não sei se será em 2011, mas, certamente, eu quero fazer parte disso".
"A Riis Cycling tem sempre uma história de sucesso e, juntos, teremos o necessário para escrever algo muito importante no mundo do ciclismo nos próximos anos", resume Contador.
O acordo resolve um grande problema para Riis, que perdeu seus dois principais líderes para as grandes voltas, Frank e Andy Schleck, que irão montar uma equipe baseada em seu país natal, Luxemburgo. Riis também pode perder Fabian Cancellara, que tem uma polpuda proposta dos suíços da BMC.


Astana confirma adeus a Contador

Em comunicado, time cazaque agradeceu ao espanhol e desejou sorte na sequência de sua carreira

A equipe Astana, enfim, se manifestou sobre a saída do espanhol Alberto Contador, que assinou um contrato de dois anos com o time Saxo Bank.
Com o time cazaque, Contador chegou ao topo do ciclismo mundial e conquistou 3 Tour de France, 1 Giro d´Italia e 1 Vuelta a España.
Em comunicado, a Astana agradeceu os serviços prestados e a contribuição de Alberto Contador nos últimos três anos.
A equipe ainda deixou claro que o tricampeão do Tour de France é livre para tomar qualquer decisão sobre o futuro, e está “feliz” com a escolha do espanhol, desejando-lhe sorte e muitas vitórias na sequência de sua carreira.
Por fim, o time cazaque reafirmou ter grandes planos para a temporada 2011 e que segue em negociação com alguns ciclistas para reforçarem a equipe, alimentando o sonho de conquistar




Vuelta: Contrarrelógio noturno sofre alterações

Percurso foi reduzido devido à obras subterrâneas

Por Tadeu Matsunaga

Buscando evitar qualquer polêmica antes do início da Vuelta a España 2010, os organizadores da prova realizaram uma modificação de “última hora” no contrarrelógio por equipes, que abrirá a competição no próximo dia 28 de agosto à noite.
O percurso, antes de 14,4 km, passou a ter 13 quilômetros após reunião na sede municipal de Sevilla. Os ciclistas passariam pela Avenida de la Palmera, onde ocorrem obras subterrâneas.
Com o objetivo de evitar qualquer tipo de acidente entre os atletas, a decisão foi prontamente atendida pelos organizadores da prova.
O prefeito de Sevilla, Alfredo Sánchez Monteseirín, vem supervisionando juntamente com o Governo e outras instituições a organização da Vuelta a España 2010, e estará presente no prólogo.
Os espanhós Alberto Contador e Samuel Sanchez serão ausências sentidas na competição, porém, nomes como Andy e Frank Schleck, Denis Menchov e Mark Cavendish estão confirmados e devem abrilhantar a 75ª edição da Vuelta.






Polônia: Hutarovich vence sprint em Katowice

O brasileiro Murilo Fischer terminou na 25ª posição; Allan Davis segue com a camisa amarela

Por Tadeu Matsunaga

Yauheni Hutarovich (Française Des Jeux) venceu a terceira etapa da Volta da Polônia, disputada nesta terça-feira. O bielorrusso ficou à frente do argentino Lucas Sebastian Haedo (Saxo Bank) e do australiano Allan Davis (Astana).
Hutarovich completou o percurso de 122 quilômetros entre Sosnowiec e Katowice, com o tempo de 2h45min04s.
Na classificação geral, Allan Davis, o único ciclista a terminar as três etapas entre os três primeiros colocados defendeu a liderança e segue com a camisa amarela.
Andre Greipel (Columbia) e Jacopo Guarnieri (Liquigas-Doimo) aparecem em segundo e terceiro respectivamente – a 3 e 4 segundos de Davis.
O campeão brasileiro Murilo Fischer (Garmin Transitions) ficou entre terminou na 25ª posição na etapa; ocupando a 44ª colocação no geral. O catarinense venceu uma etapa na competição, em 2008.


Classificação Etapa

1 Yauheni Hutarovich (Blr) Française Des Jeux 2:45:04

2 Lucas Sebastian Haedo (Arg) Team Saxo Bank

3 Allan Davis (Aus) Astana

4 Tom Veelers (Ned) Skil - Shimano

5 Kenny De Haes (Bel) Omega Pharma-Lotto

6 Wouter Weylandt (Bel) Quick Step

7 Borut Bozic (Slo) Vacansoleil Pro Cycling Team

8 Robert Förster (Ger) Team Milram

9 Graeme Brown (Aus) Rabobank

10 Alexander Kristoff (Nor) BMC Racing Team



Classificação Geral

1 Allan Davis (Aus) Astana 12:53:14

2 André Greipel (Ger) Team HTC - Columbia 12:53:17

3 Jacopo Guarnieri (Ita) Liquigas-Doimo 12:53:18

4 Yauheni Hutarovich (Blr) Française Des Jeux

5 Aitor Galdos Alonso (Spa) Euskaltel - Euskadi 12:53:22

6 Lucas Sebastian Haedo (Arg) Team Saxo Bank

7 Blazej Janiaczyk (Pol) Poland BGZ

8 Michael Schär (Swi) BMC Racing Team 12:53:23

9 Bartlomiej Matysiak (Pol) Poland BGZ

10 Laszlo Bodrogi (Fra) Team Katusha






Visconti permanece na ISD-Neri

Campeão italiano estava na mira da Liquigas, mas renovou por mais um ano com equipe Pro-Continental

Por Tadeu Matsunaga

Sondado pela equipe Liquigas, o campeão italiano Giovanni Visconti já acertou seu futuro para a próxima temporada e não será no Pro Tour.
Visconti, de 27 anos, renovou seu vínculo com o time ISD-Neri até o final de 2011 e colocou fim as especulações.
“Ao contrário do que muitos disseram, sempre estive seguro sobre a qualidade da ISD-Neri e por isso permaneço. A camisa de campeão italiano abre oportunidades para todo nosso time e esperamos aproveitar”, assegurou Visconti.
O ciclista possui seis triunfos em 2010, incluindo o Campeonato Italiano e o Tour da Turquia, onde venceu duas etapas. Com isso, a Liquigas poderá recorrer e tentar a contratação do experiente Damiano Cunego (Lampre).
Giovanni Visconti já competiu por cinco equipes ao longo da carreira: De Nardi (2004), Domina Vacanze (2005), Milram (2006), Quick Step (2007/2008) e ISD-Neri desde 2009.






Liquigas busca reforços para 2011
Riccardo Riccò, Giovanni Visconti e Damiano Cunego são alguns dos nomes que podem assinar com o time na próxima temporada

Por Tadeu Matsunaga

O ciclomercado ganhou força após o encerramento do Tour de France, principalmente com a mudança de regras da UCI (União Ciclística Internacional) que vem gerando uma série de anúncios sobre ciclistas e equipes.
Nesta terça-feira, Alberto Contador confirmou as especulações que o cercavam e fechou por dois anos com a equipe Saxo Bank, de Bjarne Riis. O time dinamarquês, em compensação, ficará sem os irmãos Schleck, que devem integrar uma equipe de Luxemburgo em 2011.
Ivan Basso e Vincenzo Nibali renovaram seu vínculo com a Liquigas-Doimo, que viu uma de suas promessas, Robert Kiserlovski, acertar sua ida para a Astana.
Outro nome em destaque é o de Riccardo Riccó. O italiano, que esteve suspenso nos últimos 20 meses após testar positivo para doping no Tour de France 2008, deve assinar com uma equipe Pro Tour e poderá disputar a Vuelta a España 2010, que começa no dia 28 de agosto em Sevilla.
Riccó foi sondado pela Quick Step e Liquigas, mas pode acabar em um time espanhol; caso Euzébio Unzue consiga um patrocinador e siga seu projeto na Caísse d´Epargne. O italiano competir pela última vez na Ceramica Flaminia no GP di Camaiore, já que seu futuro deve ser anunciado em breve.
Giovanni Visconti (ISD-Neri) é outro que está na mira da Liquigas, porém, o campeão nacional deverá seguir no time Pro-Continental na próxima temporada. Cunego seria uma segunda opção.






MTB 2 Days
Evento contou com a participação de 100 ciclistas

Por Tadeu Matsunaga

O MTB 2 days, primeira maratona de mountain bike de dois dias em Santa Catarina, contou com cerca de 100 ciclistas e teve três etapas, incluindo um up-hill noturno.
O município de Gravataí (RS) recebeu a competição nos dias 31/7 e 01/08. O campeão geral foi Leandro Puttkammer, de 30 anos, da equipe Alemão Bike Shop, de Palhoça, com tempo total de 4h28min47s.
No primeiro dia de competições (sábado), os atletas fizeram um percurso de 42km em direção ao Sul por estradas de terra totalizando 1.500 metros de ascensão.
Puttkammer o cumpriu o trajeto em 1h55min47s, e superou as duras subidas do trajeto. “O trecho foi bastante duro, com muitas subidas logo no começo, mas me esforcei ao máximo para fazer um bom tempo porque sabia que o resultado vinha da somatória das três etapas”, comemorou.
À noite, um up-hill até o topo do morro da Bela Vista (150 metros) disputado no formato contrarrelógio acirrou a competição. Augusto Canabarro de Freitas (Hidrorepel/FME/Bike Point) venceu os 2km de percurso e a chuva, recebendo o prêmio demelhor escalador da competição.
No domingo, os profissionais percorreram 53 km com três subidas íngremes, totalizando aproximadamente 1.400 metros deascensão acumulada. A chuva que caiu durante a noite deixou o trajeto ainda mais desafiador.
Entre os amadores, o destaque ficou com Marcos Vinícius Martins, deGarapuava (PR), com 4ho6min34s e a vencedora entre as mulheres foi a gaúcha Andreia Koetz, da equipe Lagartixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário