sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CICLISTAS EM MOVIMENTO

LUTAS POR CICLOVIAS


Palestra na Oi

Representante do grupo Ciclistas em Movimento proferiu palestra a funcionários da empresa de telefonia Oi, em 27/11/2009, incentivando e divulgando a utilização da bicicleta, bem como esclarecendo sobre a necessidade de todos reivindicarem na classe política a construção de ciclovias. O convite foi realizado pela ONG Baobá, que apresentou filme e palestra sobre a preservação de meio ambiente e hábitos de vida saudáveis.

Reunião na SEMOB

O Grupo Ciclistas em Movimento e a Federação Norte Riograndense de Ciclismo, juntamente com representantes do Movimento Bicicletada - RN, da ONG Baobá e de logistas de bicicletas, em 26/11/2009, estiveram reunidos com representante da SEMOB, para conhecer os planos da Prefeitura do Natal para a construção de ciclovias.

Na oportunidade, foi esclarecido sobre a necessidade urgente da implantação de ciclovias na cidade, para servir tanto aos trabalhadores, como aos que usam a bicicleta por lazer e por esporte.

Foi informado aos presentes que a Prefeitura estuda implantar o fechamento de vias para a utilização de pedestres, ciclistas e esportistas, durante os finais de semana. Os representes do Ciclistas em Movimento, juntamente com os demais participantes, informaram que apoiariam o projeto, mas que não era suficiente, pois entendem necessário grande ampliação das ciclovias na cidade, como mecanismo de propiciar segurança, diminuição da poluição e difusão da cultura do uso da bicicleta em Natal.

Ficou acertado que o Ciclistas em Movimento e a Federação, em seguida, iriam conhecer os projetos do Governo do Estado e, depois, apresentariam, juntamente como os demais representantes, à SEMOB suas reivindicações quantos às vias que entendiam como prioridades para nelas serem implantadas ciclovias.

REUNIÃO NO DER

O Grupo Ciclistas em Movimento e a Federação Norte Riograndense de Ciclismo, em 09/12/2009, estiveram no DER - RN, em reunião com engenheiros da entidade, para discutir e conhecer os projetos e planos para a construção de ciclovias a cargo do Governo do Estado. No mesmo dia também foi mantido contato com engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIN), com vistas a conhecer o Programa Pró-Transporte e outros projetos que contemplariam a implantação de ciclovias.

Ficou acertado que em breve seria realizada nova reunião com os representantes do Estado para a discussão dos projetos.

FINAL DE ANO

Estamos já no final do ano de 2009, ano de muita luta, mas de crescimento do movimento por ciclovias. Agradeçemos a todos os que nos apoiaram e estamos firmes de que a luta continua.

Não basta usar bicicleta, temos que lutar para ampliar os espaços e vias para sua utilização.

Junte-se a nós.

Marco Aurélio Marques de Queiroz e Armando Nóbrega de Paiva
Membros do Grupo Ciclistas em Movimento
E-mail: marcoaurelioqueiroz@hotmail.com
http://ciclistasemmovimento.blogspot.com/

III PROVA FRANCISCO BERNARDES - CHICO

Conseguimos ajuda da SEEL para a premiação da prova em homenagem a nosso querido amigo Chico. A Secretaria vai disponibilizar materiais de uso dos ciclistas, tais como peças e acessórios para bike e vestimenta. Estamos preparando a lista de prêmios e esperamos fazer o anúncio até a próxima segunda-feira. Nesta data também informaremos todos os detalhes que envolvem esse evento.

CALENDÁRIO 2010 – CICLISMO

O Calendário de 2010, mais particularmente até o mês de maio, terá como foco principal a melhor preparação possível dos nossos atletas com vistas às disputas da Copa Nordeste. As medidas que estão sendo anunciadas atendem aos anseios da maioria dos atletas que se manifestaram através dos vários meios disponíveis, sendo também referendada na reunião do último dia 09, no Palácio dos Esportes, inclusive contando com a concordância da direção da FNC. Como a Copa Nordeste será realizada em Natal, decidimos priorizar nossas atenções nos locais onde pretendemos realizar as competições de resistência e contra o relógio, já que a prova de circuito foi retirada por decisão da CBC. Portanto, essa é a justificativa para que a maioria das provas seja na capital, evidentemente obedecendo às mesmas condições que encontraremos na Copa. Reconhecendo as dificuldades de alguns atletas no tocante as despesas de viagem durante essas oito provas iniciais, estamos encaminhando solicitação ao Governo do Estado, através da SEEL, bem como para a Prefeitura de Mossoró, no sentido de obtermos ajuda financeira para custearmos o translado dos atletas nos dois sentidos, Natal-Mossoró e Mossoró-Natal. Breve mais informação sobre esse assunto. Aproveitamos a oportunidade e solicitamos aos organizadores de eventos ciclísticos em Mossoró, que nos contatem o mais rapidamente possível, pois é nosso interesse encaixar as datas das provas em Mossoró com eventos locais.