sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ajude a planejar uma "Vigília pela Sobrevivência

Caros amigos,

Esta semana Barack Obama e os líderes de outros países grandes anunciaram que não iriam alcançar nenhum tipo de acordo legalmente vinculante em Copenhague - declarando que precisavam de mais tempo, apesar dos cinco anos de preparação que já tiveram.
Isto é muito triste e muito perigoso - o planeta já está ficando sem "anos seguintes". Porém isto dá a todos nós mais tempo para organizar um movimento para fazer com que eles respeitem a ciência.
Por isso está na hora de dar grandes passos. O mundo precisa mais uma vez da sua ajuda.
Está sendo organizada uma mobilização global para o fim de semana do meio da conferência de Copenhague - 11-13 de Dezembro. Nossa mensagem coletiva? "O Mundo Quer um Acordo Pra Valer" - gente de todo o mundo está exigindo um acordo global de clima vinculativo, orientado pelos mais recentes dados científicos e construído com base em princípios de justiça e equidade.
Haverá grandes manifestações no sábado dia 12 em muitas cidades, e no domingo dia 13, comunidades de fé de todo o mundo irão fazer tocar sinos das igrejas, tocar tambores, soprar trombetas - tudo isso 350 vezes.
E aquilo que mais esperamos é que você ajude a organizar uma vigília à luz das velas em algum lugar emblemático ou estratégico perto de você, na sexta ou sábado à noite, dia 11 ou 12. Por todo o mundo, as pessoas vão se reunir para acender velas ou lanternas, em solene solidariedade com os cidadãos daquelas nações que irão ser os primeiros a enfrentar desafios à sua própria sobrevivência.
Clique aqui para ver os detalhes sobre organização de uma vigília local ou para registrar uma em sua comunidade: www.350.org/pt/vigil
A seu tempo, todos acabaremos sendo confrontados com a subida do nível das águas do mar, o aumento das secas, e com temperaturas demasiado altas para poder cultivar alimentos. Mas neste momento - este ano, esta década - há países sendo confrontados de uma forma extrema com estas dificuldades. Eles estão na linha da frente de uma luta por verdadeira mudança em Copenhague, e precisam de sua ajuda para amplificar suas vozes.
Como disse o Presidente Mohammed Nasheed das Maldivas, na semana passada, numa cimeira das nações mais vulneráveis:
"Não assinaremos um pacto suicida, nem em Copenhague nem em lugar nenhum."
Ao contrário, ele e as outras nações apelaram a um "pacto de sobrevivência", com compromissos para que o mundo desenvolvido diminua as suas emissões o suficiente garantindo que a concentração atmosférica de CO2 regresse aos 350. Eles conhecem esta simples verdade matemática sobre o aquecimento global: 350=Sobrevivência.
Algumas das vigílias à luz de velas serão feitas em lugares emblemáticos em comunidades do mundo todo. Outras terão lugar em frente de embaixadas e consulados estadunidenses, e em representações do senado por todos os Estados Unidos. Isto acontece em parte porque os EUA são, historicamente, os maiores responsáveis pelas emissões de carbono na atmosfera. Mas também porque os Estados Unidos poderiam, se quisessem, conduzir-nos na direção de uma política global de clima sã. A eleição de Barack Obama acabou com o veto automático dos EUA - mas os EUA ainda estão propondo ações insuficientes, muito abaixo do que os cientistas dizem ser necessário. E Obama ainda não esteve à altura da liderança que esta crise exige.
De uma forma muito real, a sobrevivência a curto prazo de muitas nações, e a saúde a longo prazo de todo o planeta, estão nas mãos de Obama e do Senado dos Estados Unidos. As suas posições, juntamente com o nível de liderança que é veiculado pela União Europeia, China, e algumas outras nações, podem tornar possível ou impossível a criação de um tratado global de clima. As decisões tomadas por este pequeno grupo de pessoas irá, em grande medida, determinar se o mundo consegue ou não um verdadeiro acordo - não um acordo qualquer, mas um que seja suficientemente forte para pôr o planeta de volta num caminho que conduza aos 350. A sua coragem - ou falta dela - irá ajudar a determinar o futuro do planeta por tempos geológicos.
Estas velas que todos acendemos são de esperança.
Em frente,
Bill McKibben por toda a equipe da 350.org

P.S. Pode partilhar este apelo à ação? Por favor perca uns segundos para partilhar a mensagem no Facebook, Twitter e em todo os lugares que você possa imaginar.
350.org é uma campanha internacional