segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PARCERIA OnG BAOBA E FNC

Meus nobres amigos,

Estamos na semana que se realizará a audiência pública promovida pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro na Assembléia Legislativa do Estado sobre “Transportes Públicos Elétricos Híbridos para Natal/RN”. Nós, da OnG Baobá e da Federação de Ciclismo do RN, que inicialmente começamos essa conscientização pública em prol da eficiência energética dos transportes públicos da cidade, contamos hoje com vários colaboradores multiplicadores voluntários entre empresas, pessoas, jornalistas, estudantes, universitários e entidades representativas das mais variadas classes sociais.

01) O pensamento deste 7º boletim semanal é de Henry Thoreau “Se cada homem expressar o tipo de governo capaz de ganhar o seu respeito, estaremos mais próximos de conseguir formá-lo”.
02) Dia 12 de novembro (quinta-feira), acontecerá às 9:30h à audiência pública na Assembléia Legislativa, Centro, Natal/RN, sobre transporte público elétrico híbrido para cidade, aguardamos vocês.
03) Terça-feira dia 03 de novembro, concedemos entrevista ao jornalista e apresentador do programa “Boa Tarde Natal”, o Sr. Muriu de Paula, sobre ônibus elétrico híbrido na emissora de televisão Bandeirante.
04) O supermercado Gama da RedeMais, importante loja da região metropolitana da Grande Natal, localizada na cidade de Macaíba/RN é a nova integrante da campanha pela redução do Aquecimento Climático.
05) Agradecemos:
05.1) Ao professor José Ramos pela doação do filme “Agressão ao Homem”;
05.2) a professora Nísia Floresta, que mesmo morando no Canadá, têm empreendido esforços e vem produzindo várias articulações para o engrandecimento da luta pela redução do Aquecimento Climático da cidade na utilização de ônibus elétrico híbridos;
05.3) Fernando e Adriana, pelo empenho efetivo da campanha e das 120 assinaturas que conseguiram na sua loja “Casa das Embalagens”, localizada na Ceasa.
06) O Plano Nacional de Mudanças Climáticas com metas fortes é a oportunidade do presidente Lula em liderar como exemplo os países ricos a levarem Copenhague a sério.
07) A Secretária Municipal de Saúde, Sra. Ana Tânia Lopes Sampaio, abraçou a causa pela qualidade da saúde ambiental que esse tipo de mobilidade urbana proporcionará a população.
08) O Major Túlio César Oliveira da Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar do Estado do RN e multiplicador voluntário pela redução dos efeitos climáticos e por proporcionar um trabalho de educação ambiental.
09) Flávio Freitas, arquiteto e artista plástico é também multiplicador voluntário pela preservação da biodiversidade do nosso planeta na utilização de transporte público elétrico híbrido.
10) Vatenor Oliveira, artista plástico é multiplicador voluntário da campanha, entre suas preocupações a preservação dos cajueiros, tema central de suas telas.
11) Jailson José Barbosa, artista grafiteiro da cidade de João Pessoa/PB é multiplicador pela preservação das inúmeras e coloridas formas de vida do planeta.
12) Livânia Frizon, presidente do Assentamento Rural Rosário Agrovila Canudos do município de Ceará-Mirim/RN é nossa aliada na luta por um mundo justo sem conflitos climáticos.
13) “Dia Mundial sem Carne”, 25 de novembro de 2009. A OnG Baobá, estará realizando o evento no bairro do Alecrim, em preparação aos 100 anos de fundação do bairro, tendo ocorrida em 23 de outubro de 1911;
13.1) Além da distribuição gratuita do almoço vegetariano serão distribuídas 1.000 mudas de árvores frutíferas;
14) Nicholas Stern, economista britânico recomenda o vegetarianismo contra as mudança climática. Segundo relatório da ONU, a produção de carne é responsável por pelo menos 18% das emissões globais de CO2 no planeta. Veja reportagem completa no endereço abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u645080.shtml
15) “Uma outra agricultura para um outro clima”, artigo de Esther Vivas, publicado no www.mercadoetico.terra.com.br em 06.11.2009, você pode ler no endereço:
http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/outra-agricultura-para-outro-clima/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje
16) “Impactos, adaptação e vulnerabilidade: necessidades e prioridades de pesquisa nos paises em desenvolvimento” esse foi o tema do encontro na sede do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), São José dos Campos (SP), que terminou no dia 06, com cientistas de mais de 30 países. Leia mais informações sobre o encontro nos endereços:
www.ess.inpe.br/iavbrazil http://www.agencia.fapesp.br/materia/11307/especiais/adaptacao-prioritaria.htm
17) Na revista eletrônica www.eco.com.br, você encontra no infográfico os pontos de negociação do novo acordo climático que se espera da Conferência da ONU em dezembro de 2009, na cidade de Copenhague na Dinamarca. Veja em:
http://www.oeco.com.br/copenhague/111-copenhague/22818-infografico-os-topicos-da-negociacao-climatica
18) E-mails recebidos:
18.1) Passei o formulário de assinatura lá no Circo Tropa Trupe e rapidamente foi preenchido. Onde posso entregá-lo e pegar outro? Nós da Tropa Trupe apoiamos firmemente esta causa.
Abel Araújo
Forte abraço
18.2) Nós apoiamos com certeza esse projeto, somos estudantes da área da saúde e queremos uma cidade melhor.
Juliana Carla Gomes de Lima e
Surya de Paula Constantino de Oliveira
19) No dia 12 de novembro, na data da audiência pública farão 50 dias de campanha.
20) Maiores informações sobre a audiência pública você pode encontrar através dos telefones:
Gabinete do deputado Fernando Mineiro - (84) 3232.5823
Armando Paiva – Federação de Ciclismo do RN - (84) 9401.2514
Haroldo Mota - OnG Baobá - (84) 9927.6555
21) Desejamos uma semana iluminada repleta de boas ações.