sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Suplementos fundamentais - O que ingerir ao longo da pedalada e quais seus benefícios

Por Tadeu Matsunaga

Toda atividade esportiva gera um desgaste físico no atleta. No ciclismo, caracterizado por ser um esporte de longa jornada, repor os nutrientes e manter um desempenho adequado é fundamental.
Por isso, é de vital importância a utilização de suplementos para auxiliar e beneficiar o ciclista antes, durante e depois dos treinos e ou provas.
A especialista em nutrição esportiva Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, conversou com o site Prólogo e falou um pouco mais sobre a importância dos suplementos.
“O ciclista sofre um desgaste físico intenso, por isso é necessário repor as energias com ajuda dos suplementos. Sport drinks, whey protein, multivitamínicos, glutamina e BCAA são essenciais para preservar o físico”, lembra.
Abaixo, definimos as principais funções desses suplementos, onde vão agir e com qual finalidade.
Sport Drink: possuem basicamente três funções: repor a água perdida durante o exercício pela sudorese, fornecer substratos energéticos para a realização do exercício e repor os eletrólitos perdidos juntamente com a água. Contêm a combinação de: eletrólitos (potássio, magnésio, cálcio, sódio); vitaminas C e E e algumas outras substâncias envolvidas na produção de energia (carnitina, inosina e o cromo).
Multivitamínicos: são complexos vitamínicos-minerais que possuem a capacidade de suprir as necessidades de micronutrientes quando a dieta das pessoas não é capaz. Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes “essenciais”. Servem de base para funções cerebrais, contração muscular, balanço de fluído e produção de energia.
Whey Protein: o suplemento de Whey Protein ou proteína do soro do leite é utilizado quando há como objetivo o ganho de massa muscular, hipertrofia ou ainda para manutenção da massa magra. É muito adequado para situações de estresses metabólicos, nos quais a reposição no organismo se torna emergencial. Deve ser ingerido em horário próximo aos treinos.
Glutamina: além de ser um aminoácido de importante função como nutriente (energético) às células imunológicas, a glutamina contribui com a função anabólica ao promover o crescimento muscular.
BCAA: apesar destes aminoácidos não serem considerados a principal fonte de energia para o processo de contração muscular, sabe-se que atuam como importante fonte de energia muscular durante o estresse metabólico. Sugeridos também para retardar a ocorrência de fadiga central, aumentar o rendimento esportivo, poupar os estoques de glicogênio muscular e aumentar os níveis plasmáticos de glutamina após o exercício intenso.
Patrícia Bertollucci faz um alerta e lembra que os suplementos devem ser utilizados da maneira correta e sem excessos para não prejudicar o organismo. “O uso de suplementos deve ser feito apenas em algumas fases do treinamento e com supervisão de nutricionista e/ou médico, sendo assim contra-indicado para indivíduos sedentários.”
“Muitas pessoas ingerem quantidades excessivas dos suplementos com a ideia que o efeito será potencializado, mas isso é um engano, pois o excesso é prejudicial à saúde do praticante”, completou.
A utilização de forma abusiva pode ocasionar problemas renais, sobrecarregar os rins e fígados, além de infecção intestinal e diarreia.

Fonte: revista VO2

Notícias do Ciclismo Nacional e Internacional

- O suiço Fiabian Cancellara comemerou com seus compatriotas o tricampeonato mundial de contrarelógio, disputado em setembro, na Suiça

- O australiano Cadel Evans foi o maior vitorioso do Mundial 2009, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro em Mendrísio, na Suiça, vencendo a prova de estrada. No feminino, o título retornou à norte-americana Kristin Armstrong. O destaque da competição foi a francesa Jeannie Longo, que aos 51 anos de idade se mantém competindo em alto nível. Ela chegou em 10º lugar geral.

- A ciclista brasileiro Murilo Ficher (Equipe Liquigas) venceu a etapa do dia 6 de setembro do tradicional Giro di Emilia Romana, evento realizado na Itália. Foi o primeiro sucesso do brasileiro na temporada.

- O ciclista espanhol Alejandro Valverde (Equipe Caisse d'Epargne) foi a grande surpresa da 64º edição da Vuelta a Espanã. Samuel Sanchez (Euskatel) e Cadel Evans (Silence Lotto)completaram o pódio.Vinokourov (Astaná) retornou e sua participação foi discreta. A classificação final ficou assim:
CAMISA OURO
-Alejandro Valverd (Espanha/Caisse d'Epargnel) 88h22m37s
-Samuel Sanchez (Espanha/Euskatel) a 55s
-Cadel Evans (Australiano/Silence-Lotto) a 1m32s
CAMISA VERDE / classificação por pontos
-André Greipel (Alemanha/Columbia) 150 pontos
-Alejandro Valverd (Espanha/Caisse d'Epargnel)111 pontos
-Daniele Bennati (Italia/Liquigas)101 pontos
CAMISA BRANCA / Classificação combinada
-Alejandro Valverd (Espanha/Caisse d'Epargnel)7 pontos
-Samuel Sanchez (Espanha/Euskatel) 17 pontos
-Ezequiel Mosquera (Espanha/Xacobeo) 17 pontos
CAMISA VINHO / Rei da Montanha
-David Moncoutié (França/Cofidis) 186 pontos
-David de la Fuentes (Espanha/Fugi-Servetto) 99 pontos
-Julian Sanchez (Espanha/Contentpolis) 73 pontos

- A UCI (União Ciclística Internacional) suspendeu provisoriamente o ciclista francês Aurélien Duval (Francaise des Jeux), após uma amostra de sangue realizada no início de outubro ter apontado a presença da substância “phendimetrazine”.
O atleta permanecerá suspenso pela Federação Francesa. Já que o mesmo infringiu o artigo 21 do Instituto de Doping da UCI.
A análise foi realizada em um laboratório belga, na cidade de Gand, para a disputa do circuito Franco-Belga.

- O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que ano que vem defenderá o time Radio Shack, revelou que não vai participar do Giro d´Itália na próxima temporada. O desejo do heptacampeão do Tour de France é disputar a Volta da Califórnia.
“Eu me decidi e vou competir na Volta da Califórnia”, disse Armstrong em seu twitter. O ciclista não esteve presente na competição nos últimos três anos.
O norte-americano, que tem como objetivo principal o Tour de France em 2010, descarta a “maglia rosa”. A Volta da Califórnia começa no dia 16 de maio, uma semana após o início do Giro d´Itália

- A equipe Saxo Banke recebeu a confirmação de que todos os documentos enviados para a UCI (União Ciclística Internacional) estão de acordo. Com isso, o time deverá permanecer no seleto grupo Pro Tour de 2010.
O objetivo da equipe é deixar claro que não há nenhum empecilho que impeça a inclusão do time na UCI Pro Tour na próxima temporada.

- O espanhol Alberto Contador afirmou que vai esperar o posicionamento dos seus advogados antes de tomar qualquer decisão relacionada ao seu futuro na equipe Astana.
O time cazaque perdeu a licença da UCI Pro Tour para 2010.
Contador, que segue treinando para duas apresentações em Oviedo e Alcobendas, neste fim de semana, preferiu não falar sobre uma provável saída da Astana.
“Depois desses meses de espera e expectativa, estou tranquilo. Meus advogados que vão determinar se é possível ou não romper o contrato. Espero pela posição deles”, disse.
O bicampeão do Tour de France (2007 e 2009) e campeão do Giro d´Itália e da Vuelta a España em 2008, disse que não deseja antecipar os acontecimentos. “Não farei qualquer tipo de avaliação agora. Afinal, ainda tenho um contrato em vigor com a equipe Astana”, encerrou.

- O ciclista Juan José Cobo seguirá sua carreira na temporada 2010 pela equipe Caísse d´Espargne. O diretor geral da equipe Eusébio Unzue confirmou a informação.
Cobo, de 28 anos, é profissional desde 2003, onde defendeu as cores da equipe italiana Vini Caldirola. Atualmente, o ciclista estava na Fuji-Servetto.
No seu currículo, Juan Cobo tem vitórias como de 2007, quando venceu a Volta do País Basco. Já em 2009, venceu uma etapa da Volta de Castilla e Leon e também uma etapa da Vuelta a España.

- O Tribunal de Arbitragem Desportiva (TAS) reduziu a suspensão de Patxi Vila de 24 para 18 meses. Ele retorna as competições em 5 de novembro

- O ciclista Andriy Grivko , de 26 anos, é mais um reforço da Astana para 2010. Ele é o campeão de contrarrelógio do seu país e competiu pela Domina Vacanze, Milram e ISD-Neri

- Marcus Ljungqvist será um dos diretores do time Sky em 2010. Ele deixou a equipe Saxo Bank e negou uma proposta da, também estreante, Radio Shack.

- O ciclista Serafín Martínez passará por cirurgia nesta terça-feira. Ele irá retirar uma bursite do seu pé esquerdo e deve ter alta ainda esta semana.

- Alvaro Pino, diretor da Xacobeo Galicia, negou estar em negociações com o ciclista Oscar Pereiro, vencedor do Tour de France 2006

- Santo Anza, que estava sem equipe, irá competir pela Ceramica Flaminia-Bossini Docce em 2010.
Com a confirmação do acerto, o ciclista torna-se o quarto reforço da Caísse d´Espargne para a próxima temporada. Marzio Bruseghin, Christophe Moreau e Mauricio Soler foram os outros contratados.

- Philip Gilbert (Silence-Lotto) venceu o Giro do Piemonte, nesta quinta-feira. O segundo colocado foi o espanhol Dani Moreno, da Caisse d´Espargne

- O australiano Neil Stephens permanece como diretor esportivo da Caisse d´Esparge em 2010. Ele havia recebido sondagens da Astana

- A Garmin tem interesse em contar com o português Nelson Oliveira, medalha de prata no contrarrelógio sub-23 do Mundial de Mendrisio

- Michal Kwiatkowski irá competir pela equipe continental Caja Rural no próximo ano. Em 2011 ele vai para a Caisse d´Espargne

- Nicki Sorensen (Dinamarca) está doente e não irá participar da prova de estrada, neste domingo (27). Seu substituto será Frank Hoj

- David Millar confirmou sua permanencia na equipe Garmin Slipstream até o fim da temporada 2010. Ele será o capitão da equipe britânica no Mundial

- Nikolas Maes, de 23 anos, assinou contrato de dois anos com a Quick Step. Nas últimas temporadas, o belga competiu pela Topsport Vlaanderen

- A equipe Milram acertou por um ano com o ciclista australiano Luke Roberts, de 32 anos. Ele estava no time Kuota - categoria continental

- Desafio Serra de Campos (SP) 2009
- Dia 29 de novembro
- Inscrições: www.copavo2.com.br

SEGURO PARA BICICLETA

Se você tem interesse em conhecer empresas que fazem seguro para sua bike, veja abaixo:

ESTAR SEGURO - 11 2714-6000
Luiz.fernando@estarseguro.com.br
www.estarseguro.com.br

KALASSA - 11 3151-6000
www.segurobike.com.br
bike até 10.000 R$350,00 anuais
bike até 20.000 R$450,00 anuais

fonte: Revista VO2

TRILHA NOTURNA

ATENÇÃO:

A EQUIPE DE BIKE CALANGO SECO, CONVIDA OS APAIXONADOS PELA AVENTURA A PARTICIPAREM DE SUA 1° TRILHA NOTURNA, QUE SERÁ REALIZADA SÁBADO, 24 DE OUTUBRO. A CONCENTRAÇÃO SERÁ NO POSTO PIUM (POSTO DO LADO ESQUERDO APÓS A FEIRINHA DAS FRUTAS) ÀS 17 HORAS. TRAGA SUA LANTERNA, SEUS AMIGOS E VAMOS FAZER JUNTOS UMA PEDALADA DIFERENTE!

MATÉRIA DE INTERESSE DA COMUNIDADE

Recebemos do Gabinete do Vereador Dr.Enildo Alves, colaborador da FNC, uma matéria de interesse geral da população e em consideração a ele e como prestação de serviço, reproduzimos abaixo:
22/10/2009
Pacientes da rede privada poderão receber remédios da rede pública

Um Projeto de Lei apresentado nesta quinta-feira (22) pelo vereador Enildo Alves (PSB) determinará que a rede pública de saúde atenda qualquer paciente que tenha feito exames na rede privada. De acordo com o autor da proposta, o objetivo é garantir o direito constitucional do acesso à saúde por qualquer cidadão.

“O que acontece hoje é que a pessoa às vezes vai a um médico particular por indicação de um amigo ou porque fizeram uma cotinha, ai quando ele chega à rede pública para pegar o medicamento o município não quer entregar”, explicou o vereador Enildo Alves.

Durante discurso no Plenário da Câmara Municipal do Natal, ele destacou que esse procedimento é ilegal, tendo em vista que o artigo 196 da Constituição Federal estabelece que o estado é obrigado a fornecer atendimento médico a qualquer pessoa.

“O cidadão tem direito a receber a medicação, não importa de onde ele veio com o exame. Aqui, por exemplo, não temos exame de hematologia pela rede pública. A pessoa consegue pagar com esforço e descobre que tem leucemia e se ela for fazer quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá que ser atendida”.

O vereador Enildo Alves ressaltou que esse é um problema que vem acontecendo há muitos anos e que com esse Projeto de Lei, pelo menos no município do Natal, os pacientes terão direito constituído ao atendimento pelo SUS.

De acordo com o autor da proposta, o Projeto foi apresentado na tarde desta quinta-feira e será lido na Câmara Municipal do Natal na próxima terça-feira (27) para que receba parecer das Comissões Técnicas e, em seguida, seja votado por todos os vereadores.