sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PLANO CICLOVIÁRIO DE NATAL

Plano de Mobilidade Urbana de Natal

DIAGNÓSTICO
– ASPECTOS DE OFERTA DE INFRA-ESTRUTURA
– INFRA-ESTRUTURA CICLOVIÁRIA

Elaboração:
 COPPETEC – Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos
 COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
 UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Concedente: Prefeitura Municipal de Natal
___________________________________________________________________________
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE NATAL
– DIAGNÓSTICO
– ASPECTOS DE OFERTA DE INFRA-ESTRUTURA
– INFRA-ESTRUTURA CICLOVIÁRIA OUTUBRO/2008 ___________________________________________________________________________
EQUIPE TÉCNICA
Rômulo Dante Orrico Filho (Coordenador)
Enilson Medeiros dos Santos
Paulo Cézar Martins Ribeiro
Roberto Moreira
Marianne Trindade Câmara
Sarah Araújo Costa
Luiz Cláudio de Souza Monteiro
Álvaro Eugenio González Rodríguez
Huda Andrade Silva de Lima
Tamms Maria da Conceição Morais
Ana Paula Queiroz da Silva

EQUIPE DE ACOMPANHAMENTO
Elequicina Maria dos Santos (Secretária)
Lúcia Rejane de Almeida Xavier(Secretária Adjunta)
Fábio Falcão de Miranda
Flávio Mota da Nóbrega
Francisco Xavier de Oliveira Neto
Haroldo Neves Maia de Oliveira
Jaime David Balderrama Hurtado
Walter Pedro da Silva


APRESENTAÇÃO:

A Fundação COPPETEC, signatária do Contrato Nº 012/2008 referente à Elaboração do Plano de Mobilidade de Natal/RN com a Prefeitura Municipal do Natal, por meio deste documento, apresenta o Relatório Parcial de Andamento 1, em conformidade com o disposto no Termo de Referência do referido trabalho. O objeto do contrato é o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de Natal com propostas e planos de ação de curto prazo para implementação até 2010, de médio prazo para o horizonte de 2015 e de longo prazo, para o horizonte de 2020. O plano deverá estar pautado nos princípios da mobilidade urbana sustentável e na participação continuada e integrada da população e dos setores de transporte, trânsito, planejamento urbano, ambiental, dentre outros, da Prefeitura e de setores sociais. O Plano de Mobilidade tem como objetivo geral desenvolver propostas de políticas e ações para o sistema viário e o sistema de transporte em suas diversas modalidades, capazes de propiciar que a realização dos deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorra de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social, colocando cada modo na função mais adequada a suas características. O primeiro relatório, entregue em junho de 2008, contém o Planejamento Executivo dos Trabalhos no qual estão descritos a metodologia a ser adotada, as atividades e cronograma a serem seguidos, bem como os produtos previstos. O segundo relatório, entregue em agosto de 2008, contempla a descrição do andamento das atividades realizadas para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Natal. Apresenta além de uma consolidação das definições, encaminhamentos e solicitações estabelecidas no Termo de Referência em um diagrama de atividades; o detalhamento dos procedimentos relativos ao levantamento dos dados secundários necessários, a especificação daqueles já levantados e a definição de e subsídios necessários para o andamento da pesquisa , bem como um esboço dos produtos preliminares já desenvolvidos, quais sejam: Relatório do I Seminário sobre o Plano de Mobilidade Urbana, Panorama da Mobilidade Urbana Hoje, Aspectos Urbanísticos de Natal e Plano de Mobilidade Urbana de Natal: construindo diálogos, considerando saberes.
O presente relatório aborda o diagnóstico das condições de mobilidade de Natal e apresenta-se dividido em cinco partes, a saber: a primeira parte trata dos aspectos urbanísticos, a segunda versa sobre os aspectos ambientais, a terceira parte discorre sobre aspectos da demanda, a quarta parte apresenta os aspectos de oferta da infra-estrutura e, por fim, a quinta parte contém os aspectos de oferta dos serviços.
Este volume, referente a infra-estrutura cicloviária, integra a parte IV do relatório n° 3 e objetiva apresentar aspectos gerais sobre práticas relativas à planejamento de infra-estruturas direcionadas a bicicletas, bem como as condições da infra-estrutura existente em Natal.

Quem desejar conhecer em detalhes esse plano basta nos comunicar que passaremos via e-mail todo o projeto.

Armando Paiva

CICLISTAS E PREFEITURA DISCUTEM CICLOVIAS

Relatório produzido pelo companheiro Marcos Aurélio, Coordenador do Grupo Ciclistas em Movimento:

No dia 29 de setembro, reuniram-se vários amantes do ciclismo, Armando Paiva e Jedna Gomes, da Federação de Ciclismo; Josmar, da loja Bike Aventura; Haroldo Mota, da ONG Baobá; Antônio Souto, organizador de eventos, e Marco Aurélio, do grupo Ciclistas em Movimento, para discutir assuntos relacionados ao uso de bicicleta com o Diretor do Departamento de Ação Sócio-Ambiental, do Núcleo Municipal de Educação Sócio-Ambiental, da Prefeitura de Natal, José Petronildo.

Na oportunidade, foram apresentadas diversas reivindicações dos ciclistas, destacando-se a construção de ciclovias em Natal. Foram discutidos, entre outros assuntos, os constantes atropelamentos de ciclistas, as vantagens do transporte por bicicleta para a saúde e o meio ambiente, a grande carência de ciclovias, além da necessidade de se implantar a cultura do uso de bikes em nossa cidade.

Ficou acertada que nova reunião será marcada, com a presença de secretários e gestores municipais, cujas áreas relacionam-se ao trânsito e meio ambiente. Estamos no aguardo da convocação dessa nova reunião.

CONVOCAÇÃO SELEÇÃO RN DE CICLISMO -

DELEGAÇÃO RN - COPA NORTE E NORDESTE 2009


Abaixo relacionamos os atletas e dirigente que comporão a delegação do Rio Grande do Norte que viajarão para Salvador-BA, no período de 10 a 12 de outubro.
A saída de Natal acontecerá na quinta-feira dia 7 às 20:h e a volta de Salvador dia 12 às 14:30h. A viagem será em micro-ônibus fretado pela SEEL, com possibilidades de mudança para ônibus maior, mais adequado para essa ocasião. A secretaria ficou de se posicionar até a próxima segunda-feira sobre nosso pedido. Estamos envidando esforços no sentido de garantirmos as despesas de alimentação da delegação durante o translado Natal-Salvador-Natal. Teremos uma resposta conclusiva também na segunda-feira. Solicitamos aos atletas convocados que entrem em contato com Armando, através do telefone 9401-2514 para a confirmação da viagem e informações outras.

CONVOCADOS:


JUVENIL
Luan Damásio
Gildson Rocha

ELITE
Denner Álvares
Marcos Carvalho Dantas
Josias Emiliano
José Wilker
Carlos Antonio Barbosa (Folha)

JUNIOR
André Amadeus Medeiros
Denis Tarvino
Ítalo Cesar

MASTER 50 A 54 ANOS
Armando Nóbrega Paiva

MASTER 55 A 59 ANOS
João Santana

MASTER 45 A 49 ANOS
Maxwell Suassuna

MASTER 40 A 44 ANOS
Fernando Benevides

MASTER 30 A 34 ANOS
Klenilson Guedes da Nóbrega
Wagno de Jesus C. Miranda

MASTER 35 a 39 ANOS
Francisco Antonio da Silva

FEMININO
Dilma Calixto

DIRIGENTE
Tiago dos Santos