domingo, 19 de julho de 2009

Contador destrói rivais no Verbier e é o novo líder do Tour



Com uma incrível demonstração de força na última subida do dia, o espanhol Alberto Contador venceu com autoridade neste domingo a 15ª etapa do Tour de France e assumiu a liderança na classificação geral da prova. A performance fez o espanhol da Astana colocar quase 1min40s de vantagem em cima do maior rival, o norte-americano Lance Armstrong.
Depois de uma semana morna dentro da pista e muito quente fora dela – com direito a ciclistas baleados por uma espingarda de ar e a morte de uma espectadora atropelada por uma moto da Guarda Nacional -, o estágio deste domingo era muito aguardado pelos espectadores do Tour de France 2009. Nos 207,5km entre Pontarlier e Verbier, seis metas de motanha para testar a capacidade dos escaladores, incluindo uma chegada em subida, numa escalada de categoria 1. O perfil da etapa prometia grandes alterações na classificação geral e se desenhava como um grande teste para os candidatos ao título da Volta da França.
Uma fuga de dez atletas comandou a prova nas primeiras cinco subidas do dia, enquanto a equipe Astana ditava o ritmo do pelotão. Os escapados chegaram a ter uma vantagem de cinco minutos sobre o grupo do camisa amarela, Rinaldo Nocentini, situação que daria a liderança na classificação geral ao espanhol Mikel Astarloza. Integrante da fuga, o espanhol da Euskatel-Euskadi começou o estágio deste domingo a 3min02 de Nocentini na soma dos tempos.
Antes da última subida, o pelotão começou a diminuir a distância para a fuga, liderado principalmente pelas equipes Astana e Liquigas. Enquanto o time cazaque tinha interesse em neutralizar os escapados para que Alberto Contador e Lance Armstrong ficassem bem posicionados na briga pela camisa amarela, a equipe italiana trabalhava por três de seus ciclistas: Franco Pellizotti na disputa dos montanhistas e Roman Kreuziger e Vincenzo Nibali na batalha pela camisa branca, de melhor ciclista jovem do Tour.
Quando a vantagem da fuga foi reduzida para 2min30s, houve um ataque na fuga, a 22km da chegada. O esloveno Simon Spilak, um dos destaques da nova geração – nono colocado no Tour de Flandres – tentou uma arrancada cerca de dez quilômetros antes da subida do Verbier. Aos poucos, o pelotão liderado por Liquigas e Milram foi tirando a diferença.
No meio da subida final do estágio, as expectativas se confirmaram e houve muitos ataques entre os principais candidatos ao título. A menos de 6km da linha de chegada, Alberto Contador arrancou de maneira espetacular, mostrando porque é considerado por muitos o melhor escalador do mundo na atualidade e grande favorito à vitória no Tour 2009. O único que ainda esboçou alguma reação foi o luxemburguês Andy Schleck. Enquanto isso, um grupo que tinha Lance Armstrong, Cadel Evans, Carlos Sastre, Bradley Wiggins e Vincenzo Nibali não mostrou força para tentar uma resposta.
A esta altura, o italiano Rinaldo Nocentini, que defendia a camisa amarela, já tinha ficado para trás. Mesmo com todo o time AG2R-La Mondiale para ajudar, Nocentini não foi capaz de acompanhar o ritmo dos líderes e sentia a cada pedalada que sua liderança geral no Tour estava chegando ao final.
Dois quilômetros após iniciar o ataque final, Contador já tinha 22 segundos de vantagem para Andy Schleck e 40 segundos de frente para o grupo onde estava Lance Armstrong. Enquanto o norte-americano sofria para vencer a última escalada, ajudado pelo companheiro de Astana Andreas Kloden, Contador não diminuía o ritmo, parecendo fazer questão de mostrar a sua força. Os demais favoritos ao título também aceleraram no fim, deixando o heptacampeão para trás.
O espanhol cruzou a linha de chegada sorrindo, batendo no peito e apontando para o céu, com o tempo de 5h03min58s. Andy Schleck foi o segundo, 43s atrás. Depois vieram Nibali, Frank Schleck, Bradley Wiggins e Carlos Sastre. Lance Armstrong fechou o estágio em nono lugar, a 1min35s de Contador.
Desde o início do Tour, o espanhol vem sendo questionado sobre seu potencial, em razão da presença de Lance Armstrong no mesmo time. Sem polemizar nas declarações, Alberto tem dado a resposta na pista: nos três confrontos diretos mais importantes entre ele e Lance até aqui, o espanhol venceu todos – o contra-relógio de abertura do Tour em Mônaco e as duas etapas de montanha que terminaram em subida. A uma semana do fim da Volta da França, Contador deixou a impressão de que o reinado de Lance Armstrong vai acabar em 2009.
Outra performance deste domingo que merece destaque é a de Bradley Wiggins, quinto colocado na etapa, a 1min06s de Contador. O britânico da Garmin, que não tinha um perfil de ciclista para brigar por uma boa posição na classificação geral, emagreceu seis quilos nos últimos dois anos e melhorou muito seu desempenho em trechos de montanha. Depois de surpreender em Arcalis, voltou a ter mais uma performance muito consistente em etapa de alta montanha e agora é o terceiro na classificação geral, a 1min46s de Contador.
A 15ª etapa do Tour provocou uma reviravolta na classificação geral, com mudanças nas cinco primeiras posições. Rinaldo Nocentini perdeu a camisa amarela e despencou para o sexto lugar, a 2min30s da liderança. Além disso, a camisa branca, de melhor ciclista jovem da prova, tem novo dono – sai Tony Martin, que caiu para terceiro, entra Andy Schleck. Entre eles, o italiano Vincenzo Nibali.
Abandonos - O dia foi de abandonos, a começar pelo velocista belga Tom Boonen. O três vezes campeão da Paris-Roubaix não largou para o 15º estágio. O cansaço da etapa anterior e uma virose derrubaram o sprinter da Quickstep, que teve um Tour para esquecer. Depois de ter sido proibido de participar da Volta da França pela organização por ter sido flagrado pelo uso de cocaína em um exame anti-doping fora de competição, Boonen conseguiu o direito de largar no Tour graças a uma apelação ao Comitê Olímpico Francês. O desgaste não valeu a pena, já que nas etapas em que as vitórias foram disputadas por sprinters, Tom Boonen nunca figurou como candidato à vitória, ficando sempre muito para trás em relação a nomes como Mark Cavendish, Thor Hushovd, Tyler Farrar ou JJ Rojas.
Más notícias também para a equipe AG2R, de Rinaldo Nocentini. O russo Vladimir Efimkin abandonou o Tour neste domingo e desfalcou o time justo na etapa em que o trabalho para proteger Nocentini e defender a camisa amarela do italiano seria mais desgastante. Isso de alguma forma também contribuiu para a perda da liderança.
Você pode assistir às emoções do estágio deste domingo a partir de 17h, na ESPN. Nesta segunda-feira, a caravana do Tour de France está de folga. Todos voltam a pedalar na terça-feira, com mais uma etapa de alta montanha. Serão 159 quilômetros entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice. A ESPN transmite ao vivo, a partir das 10h30.
Classificações da 15ª etapa do Tour de France de ciclismo, um percurso de 207,5 quilômetros disputado hoje entre Pontarlier, na França, e Verbier, na Suíça, e geral.
Classificação da etapa:
.1. Alberto Contador (ESP/Astana) 5h03min58s.
.2. Andy Schleck (LUX/Saxo Bank) a 43s.
.3. Vicenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 1min03s.
.4. Frank Schleck (LUX/Saxo Bank) a 1min06s.
.5. Bradley Wiggins (ING/Garmin-Slipstream) a 1min06s.
.6. Carlos Sastre (ESP/Cervelo) a 1min06s.
.7. Cadel Evans (AUS/Silence-Lotto) a 1min26s.
.8. Andreas Kloden (ALE/Astana) a 1min29s.
.9. Lance Armstrong (EUA/Astana) a 1min35s.
10. Kim Kirchen (LUX/Columbia) a 1min55s.
11. Roman Kreuziger (RTC/Liquigas) a 2min06s.
12. Tony Martin (ALE/Columbia) a 2min13s.
13. Vladimir Karpets (RUS/Katusha) a 2min13s.
14. Maxime Monfort (BEL/Columbia) a 2min23s.
15. Christophe Le Mevel (FRA/Française des Jeux) a 2min32s.
16. Igor Antón (ESP/Euskaltel) a 2min33s.
17. Jürgen van den Broeck (BEL/Silence-Lotto) a 2min33s.
18. Peter Velits (ESQ/Milram) a 2min36s.
19. Rinaldo Nocentini (ITA/AG2R-La Mondiale) a 2min36s.
20. José Ángel Gómez Marchand (ESP/Cervelo) a 2min36s.

Classificação geral individual:
.1. Alberto Contador (ESP/Astana) 63h17min56s.
.2. Lance Armstrong (EUA/Astana) a 1min37s.
.3. Bradley Wiggins (ING/Garmin-Slipstream) a 1min46s.
.4. Andreas Klöden (ALE/Astana) a 2min17s.
.5. Andy Schleck (LUX/Saxo Bank) a 2min26s.
.6. Rinaldo Nocentini (ITA/AG2R-La Mondiale) a 2min30s.
.7. Vicenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 2min51s.
.8. Tony Martin (ALE/Columbia) a 3min07s.
.9. Christophe Le Mevel (FRA/Française des Jeux) a 3min09s.
10. Frank Schleck (LUX/Saxo Bank) a 3min25s.
11. Carlos Sastre (ESP/Cervelo) a 3min52s.
12. Christian van de Velde (EUA/Garmin-Slipstream) a 3min59s.
13. George Hincapie (EUA/Columbia) a 4min05s.
14. Cadel Evans (AUS/Silence-Lotto) a 4min27s.
15. Maxime Monfort (BEL/Columbia) a 4min38s.
16. Roman Kreuziger (RTC/Liquigas) a 4min40s.
17. Kim Kirchen (LUX/Columbia) a 5min05s.
18. Luis Leon Sánchez (ESP/Caisse d'Epargne) a 5min27s.
19. Mikel Astarloza (ESP/Euskaltel) a 5min37s.
20. Vladimir Karpets (RUS/Katusha) a 5min56s.

Líder na classificação de montanha: Franco Pellizotti
(ITA/Liquigas) - 109 pontos.
Líder na classificação de regularidade: Thor Hushovd
(NOR/Cervelo) - 218 pontos.
Líder na classificação entre equipes: Astana - 188h22min49s.
Líder na classificação entre revelações: Andy Schleck (LUX/Saxo
Bank) - 63h20min22s.















Lance joga a toalha.
O norte-americano Lance Armstrong jogou a toalha e praticamente se deu por vencido na Volta da França. O ciclista falou que não vai mais atacar o espanhol Alberto Contador nos próximos dias, apesar de ocupar a segunda colocação na classificação geral.
Depois da etapa deste domingo, a 15ª, Contador abriu 1min37s de vantagem sobre Lance, o que lhe deixa em boas condições de se sagrar campeão. E o próprio Lance, heptacampeão da Volta da França, endossa o favoritismo de seu companheiro na equipe Astana.
"Até agora, acreditávamos que ele era mais forte, hoje já temos certeza", afirmou o norte-americano. "Não vou atacá-lo, há dias como hoje em que se demonstra quem é o melhor, e seria desonesto de minha parte não admitir, seria contrário às regras do ciclismo."
E não parou por aí. Lance seguiu elogiando o adversário e se disse conformado com a segunda colocação. "Contador demonstrou que é o mais forte e estou orgulhoso da corrida que ele fez. Tentei seguir os ataques, mas não tive a cadência do pedal de Contador e de Andy Schleck (o segundo colocado na etapa)."
Após a etapa deste domingo, entre Pontarlier e Verbier, Contador lidera com 63h17min56s. Lance Armstrong é o segundo, com 1min37s de desvantagem, seguido pelo inglês Bradley Wiggins, 1min46s atrás do primeiro colocado.