quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sobrevivente da fuga, Sorensen vence pela primeira vez no Tour de France



Com um brilhante ataque solitário a menos de 5km para o fim da etapa, o dinamarquês Nicki Sorensen venceu nesta quinta-feira a 12ª etapa do Tour de France. Ele completou o percurso de 211,5 quilômetros entre Tonnerre e Vittel em 4h52min24s.
Sete ciclistas foram responsáveis pela fuga do dia e distribuíram entre si praticamente todos os pontos das metas volantes e de montanha do estágio. A briga mais interessante foi pelos pontos de escalador, uma vez que no grupo da frente estavam Egoi Martinez e Franco Pellizotti, líder e vice-líder na briga pela camisa branca com bolinhas vermelhas.
O italiano levou a melhor sobre o espanhol nas disputas de hoje e diminuiu a diferença entre eles na classificação desta disputa de 20 para 17 pontos – 88 a 71 para o atleta da Euskatel-Euskadi.
A cerca de 21km da chegada, dois dos integrantes da fuga fizeram um ataque: o dinamarquês Nicki Sorensen e o francês Sylvain Calzati escaparam e chegaram a abrir 15 segundos de vantagem sobre o quinteto de perseguidores. A cinco quilômetros do fim, as pernas de Calzati acabaram e Sorensen tentou um último ataque solitário em busca da vitória.
O esforço valeu a pena e o dinamarquês cruzou a linha de chegada 5min58s à frente do pelotão onde estava o camisa amarela, Rinaldo Nocentini, acompanhado dos demais favoritos ao título do Tour. O resultado da prova deve fazer Sorensen dar um salto para o grupo dos 20 primeiros colocados na classificação geral. Ele começou o dia em 33º lugar, a 8min06s de Nocentini.
Não houve grandes alterações na classificação geral de nenhum dos principais prêmios. A camisa amarela continua em poder do italiano Rinaldo Nocentini, que tem seis segundos de vantagem para Alberto Contador e oito para Lance Armstrong.


Comentário da ESPN


Ciclistas ganham queda-de-braço, e UCI desiste de proibir uso de rádios

A União Ciclística Internacional (UCI) desistiu de proibir o uso de rádios para a comunicação entre equipes e ciclistas durante o Tour de France. A medida, adotada na etapa de anteontem, seria repetida no 13º estágio da prova, programado para esta sexta-feira (17).
“Para acabar com as controvérsias que estão comprometendo o andamento do Tour de France, o Comitê de Administração da União Ciclística Internacional decidiu não repetir a experiência de um estágio sem cominicação por rádio”, diz a nota oficial divulgada pela entidade máxima do ciclismo.
O recuo da UCI representa uma vitória dos ciclistas que estão participando da Volta da França 2009 e que eram contrários à medida. Na primeira experiência sem os rádios, o pelotão protestou contra a decisão e praticamente passeou pelas estradas francesas durante a décima etapa do Tour. O estágio aconteceu no dia 14 de julho, feriado nacional da Queda da Bastilha, e a decisão de proibir a comunicação visava aumentar a emoção da prova, pois as decisões táticas seriam tomadas pelos atletas e não por seus diretores. O tiro saiu pela culatra e etapa foi uma das mais chatas dos últimos tempos.
Alguns dias antes, as equipes participantes do Tour chegaram a fazer uma petição pedindo que a suspensão do uso de rádios fosse revogada. A UCI bateu o pé e manteve a proibição. Desta vez, voltou atrás.